TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnologias De Gestão

Ensaios: ATPS Tecnologias De Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  5.102 Palavras (21 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ATPS “Principais Tecnologias e Ferramentas de Gestão da Atualidade: demandas e os ambientes necessários para a atuação do gestor moderno”

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Prof. Dr. Oderson Dias de Mello

Tecnologia em Logística

Tutor a distância: Vanessa Neves de Oliveira

Nome do Aluno – RA

Nome do Aluno – RA

Nome do Aluno – RA

Nome do Aluno – RA

Nome do Aluno – RA

CAMPINAS / SP

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..............................................................................................................03

PROCESSOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL..................................................04

MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA..............................................................06

PARADIGMA.................................................................................................................07

COMO UMA EMPRESA DEVE SE PREPARAR PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO.................................................................................................................09

CONCEITO DE GESTÃO..............................................................................................10

PAPEL DO GESTOR......................................................................................................11

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL............................................................................13

TERCEIRIZAÇÃO.........................................................................................................15

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE GESTÃO DISPONÍVEIS HOJE ..........................15

RESPONSABILIDADE SOCIOCIOAMBIENTAL .....................................................16

ASSÉDIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO ............................................................17

ENTREVISTA COM O GESTOR .................................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................................20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................................21

INTRODUÇÃO

A estrutura organizacional vem sendo objeto de estudo de diversos autores, a abordagem clássica de administração sugeria haver uma única forma de estrutura para todos os tipos de organização, porém hoje sabemos que não é possível estabelecer uma única forma de gerir as organizações; cada situação específica requer um tipo de gestão específica.

Segundo Chandler (1962), em resposta as pressões do ambiente, as empresas adotam estratégias positivas, desenvolvendo novos produtos ou novos mercados, ou estratégia defensiva para proteger sua atual posição. Ambas as estratégias levam as empresas a mudanças organizacionais.

Apresentamos neste trabalho uma atividade em que as teorias pesquisadas são aplicadas na prática em uma organização, onde exploramos sua metodologia gerencial e seus projetos. Além de ressaltar as principais tecnologias de gestão, compreender o conceito de mudança nas organizações e o papel do gestor organizacional.

PROCESSOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL – PRESQUISA EMPRESARIAL

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA:

CPFL Energia

Distribuição, Geração e Comercialização de Energia Elétrica

Presidida desde 2002 por Wilson Ferreira Jr.

Histórico

A CPFL nasceu da fusão de quatro pequenas empresas municipais eletricidade no início do século 20 e hoje distribui energia elétrica para 234 cidades paulistas. A CPFL é hoje a quarta empresa distribuidora de eletricidade do Brasil, e o total de energia que fornece representa cerca de 6% do mercado brasileiro e 18% do mercado paulista. A população que atende – perto de 8 milhões de habitantes – corresponde a um país do porte da Áustria e sua área de atuação com mais de 90 mil Km2 representa o tamanho de duas Dinamarcas.

Fusão

Fundada dia 16 de novembro de 1912, na cidade de São Paulo, a CPFL começou a atuar em uma sede provisória no Largo do Tesouro n.º 5, com apenas uma sala, a de número 38. O capital inicial utilizado para a formação da empresa era de 2 mil contos de réis, divididos em 10 mil ações de duzentos mil réis cada.

Em 1931, a CPFL transferiu seus escritórios de São Paulo para Campinas, sendo convidado para a Presidência o professor Eugenio Gudin, que sempre agiu como elemento de interligação entre as empresas americanas e brasileiras.

Fase Estatal

A fase estatal da CPFL durou 32 anos, de 1964 até 1997. Dia 14 de outubro de 1964, através da Lei 4.428, a CPFL voltava a pertencer ao capital nacional.

Privatização

O grande marco da mudança deu-se dia 5 de novembro de 1997, com a aquisição do controle acionário pelo valor de R$ 3,014 bilhões. O consórcio VBC (Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa), juntamente com a 521 Participações S/A e a Bonaire (empresa formada por fundos de pensão) apostaram no potencial da CPFL e iniciaram uma nova fase na empresa.

Quadro de Pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com