TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: liderança e poder

Seminário: ATPS: liderança e poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

Referencial Teórico

1 Comportamento Organizacional:

1.1 Motivação

1.2 Comunicação

De acordo com Montana e Charnov (2006, p. 311) “ a comunicação eficaz é absolutamente essencial para o sucesso gerencial e organizacional. Se um gerente não conseguir se comunicar com seus subordinados, as funções gerenciais terão pouco sucesso.”

Na visão de Chiavenato (2005, p. 149) “ a comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem-sucedidas, a comunicação recebe a máxima prioridade de todos os executivos.”

De acordo com Daft (2005, p. 425) “ comunicação , portanto pode ser definida como o processo pelo qual as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.”

1.3 Liderança

De acordo com Fiedler (1967, p.261) “O desempenho da liderança depende então tanto da organização quanto dos atributos do próprio líder. Exceto talvez em casos pouco comuns, é simplesmente insignificante falar-se de um líder que tende á eficácia numa situação particular e ineficácia em outra. Se quisermos aumentar a eficácia organizacional e grupal, temos que aprender não apenas desenvolver lideres mais eficazmente, como também a construir um ambiente organizacional no qual o líder possa desempenhar-se bem.”

Segundo Heifetz, (1999, p.62) “Frequentemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outras exercem-na sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo.”

De acordo com Burns (1979, p.4) “Vou me referir á liderança como distinta do simples detentor do poder e como aposta a força bruta.”

1.4 Negociação

1.5 Conflito

De acordo com Montana e Charnov (2006, p. 348), “o conflito no ambiente organizacional é definido como a divergência entre duas ou mais partes, ou entre duas mais posições, sobre como melhor alcançar as metas da organização.

Na visão de Chiavenato (2005, p. 230) “ o conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. A palavra conflito está ligada à discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo.”

De acordo com Daft (2005, p. 462) “ quando as pessoas trabalham juntas em equipes, é inevitável haver conflito. Este pode surgir entre os membros dentro de uma equipe, ou entre uma equipe e outra.”

1.6 Poder

1.7 Comprometimento

Segundo Spector (2006, p. 349) “O comprometimento organizacional se refere a diversas variáveis ambientais, incluindo a abrangência do trabalho e do conflito de papéis, bem como com o conflito família/trabalho. Ele também se relaciona com a ausência e rotatividade, com aproximadamente a mesma magnitude da correlação com a satisfação no trabalho”.

1.8 Estrutura

De acordo com Montana e Charnou (2010, p. 189) “Ela nos fornece os meios para esclarecer e comunicar as linhas de encargos, autoridade e responsabilidade final.”

Na visão de Robbins, Sobral (2010, p. 504) “Modelo comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si.”

1.9 Tecnologia

Na visão de Cortez (2009, p. 09) “ Em todas essas áreas, a tecnologia tem traduzido novas

linguagens, novas possibilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com