TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Evelyn Fernanda Oliveira da Silva - RA: 6950489937 – Tec. de Recursos Humanos

Michele Cristina Silva Mendes - RA: 1299505765 - Tec. de Recursos Humanos

Mirian Brito Veronica - RA: 6950485471 - Tec. de Recursos Humanos

         Rosangela P. Magalhães Cruz – RA 1299585236 -Tec. em Recursos Humanos      

São José dos Campos / SP

2013

INTRODUÇÃO 

No mercado extremamente competitivo que vemos atualmente pode-se observar o quanto a relação comercial precisa ser mantida por algumas regras. Regras essas que são muito importantes para se manter um bom negócio entre as empresas e os clientes, resultados com trocas saudáveis para as partes envolvidas. Para tanto, compreende-se a necessidade de se manter a ética em uma empresa.        
A palavra ÉTICA, deriva do grego (ETHOS): caráter, modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.         
Ela está presente na essência de cada individuo, num ambiente onde há ética existe criatividade, energia produtiva, sinergia e alegria, sua falta tem consequências catastróficas, sem ética é improdutivo e desestimulador, por isso uma empresa que trabalha e vivencia a ética com seus clientes internos e externos sem dúvida é uma empresa de sucesso.
Com a aprendizagem e conhecimento diário, devemos estar sempre atentos ao local e lugar onde trabalhamos e vivemos, pois, na prática a ética envolve pessoas, educação, profissões, costumes, cultura, regras, normas de cada região onde estivermos. Devemos estar sempre bem informados e atualizados, para nos adiantarmos a todos os tipos de situações que podemos encontrar e aplicar a ética da melhor forma.        
Para isso, nos foi proposto assistir a um filme sobre o tema e buscar pontos em que a ética está presente e se faz necessária, são normas como estas, analisadas ao longo deste trabalho, que nortearam as relações comerciais internas e externas.         




A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”         

No presente desafio será evidenciado o reconhecimento de princípios práticos e situações em que percebemos o quanto a ética profissional em administração está presente e quão necessária ela se faz, baseados nesses pontos verificamos no filme Amor sem Escalas este tipo de situação, buscando através de análise crítica, a aplicabilidade de possíveis lições dentro do contexto profissional atual.         
O momento econômico em que transcorre a trama deixa transparecer a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas da organização, na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoas envolvidas.         
Com a estratégia redesenhada, a empresa justifica a atitude com vistas a ampliar o alcance de sua efetividade, sem que se tenha dimensionado adequadamente as ameaças desse redirecionamento, bem como não levando em consideração o conhecimento adquirido pelos seus funcionários nesse exercício ao longo de anos. Vislumbrando ótima oportunidade negocial, implanta a nova sistemática com foco em custos, buscando melhor desempenho econômico.
Se voltarmos nosso olhar para o fato de que, se houve uma análise preliminar a respeito da estratégia adotada e suas consequências, ou a mesma foi muito mal formulada ou seu efeito foi indevidamente dimensionado, observamos que os fatores socioculturais foram renegados em relação aos fatores tecnológicos, políticos e econômicos e impactaram consideravelmente numa provável análise SWOT, visto que os pontos críticos da análise não são levados em consideração pela direção da empresa, quando ressaltados pelo personagem de George Clonney.
Ao aumentar o abismo interpessoal de sua atividade, alterando o procedimento de conduta de seus funcionários através da alteração de suas diretrizes estratégicas, a direção amplia o impacto de suas decisões também para os princípios que norteiam a missão da empresa, sua visão de mercado e valores, anulando seu compromisso com o bem estar das pessoas envolvidas, sua sobrevivência em longo prazo, e análise mais aprofundada das variáveis apresentadas por seu funcionário de maior destaque que poderiam impactar negativamente a imagem da empresa, bem como dos fatores ambientais envolvidos.
Não é evidenciado se a empresa possui concorrentes em seu ramo de atividade. Contudo, deve ser enaltecida a necessidade da análise do ambiente macro e do ambiente setorial na formação da estratégia a ser implantada, a fim de evitar a adoção de medidas corretivas da postura organizacional por conta do surgimento, projeção ou alteração da participação no mercado por parte da concorrência ou despreparo estratégico quando da incidência das diversas variáveis que podem estar associadas à atividade ou negócio. Ao se levar em consideração as inúmeras variáveis envolvidas, a organização aproxima-se de seu objetivo, minimizando a possibilidade da perda de foco ou a indesejada “miopia estratégica”, podendo atingir o colapso empresarial. 
No contexto atual de globalização em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, tecnologicamente, as organizações estão se equiparando em capacitação industrial; o que as diferencia são as pessoas que nelas trabalham, pois são elas que impulsionam os negócios através de sua mão de obra, sua dedicação, ideias e experiência.
O trabalho é um dos meios pelos quais as pessoas satisfazem as suas necessidades básicas, de segurança, de estima e de auto realização. Para isso, constrói-se uma relação de parceria, que vai além da relação de troca entre a empresa e seus colaboradores, entrega do produto e recebimento de salários. Para um bom desempenho organizacional, a empresa deve reconhecer com justiça e recompensar ou premiar o desempenho dos colaboradores a fim de mantê-los motivados, garantindo-lhes satisfação e assegurando a sua produtividade que, indiretamente, ou ao final do processo é o que realmente interessa às empresas.
Portanto, tornou-se vital no universo empresarial, valorizar o seu maior ativo, ou seja, seus colaboradores. Com isso as empresas buscam adequar os seus sistemas tradicionais de remuneração ao novo conceito de remuneração estratégica, onde a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o cargo. Ela é uma forma de obter maior vínculo entre as empresas e seus colaboradores.         
O que verificamos no filme vai em direção oposta à tendência, embora não seja um tema tratado pela empresa onde o personagem de George Clonney é funcionário, visto que seus funcionários parecem satisfeitíssimos com o estilo de vida imposto pelo trabalho que executam e que provavelmente são por ele altamente remunerados; mudamos o foco e analisamos as empresas que contratam ou terceirizam o serviço de demissões e verificamos que o mesmo é breve, executado em um único contato com o trabalhador que será dispensado, e embora tenha analisado rapidamente o histórico pessoal deste último para obter informações estratégicas que fortaleçam seus argumentos, o mesmo não leva em consideração o vínculo, a história de vida e a contribuição de cada funcionário para o desenvolvimento da empresa.
Não são esclarecidos os motivos pelos quais os colaboradores estão sendo dispensados, embora nas entrelinhas possamos ler “crash econômico” - o que aquece consideravelmente o mercado de atividade da empresa à qual o personagem de Clonney representa, contudo, baseado nas tendências atuais, o procedimento adotado, tratado com destreza com vistas a amenizar o sofrimento e apontar novas oportunidades que pudessem ser um recomeço, torna-se, no mínimo, um ato desumano, pois a promessa de realocação no mercado de trabalho é meramente uma "fachada", para fingir atender a proteção institucional ao trabalhador e evitar processos judiciais futuros.         
Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral, onde fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios, gerando novas necessidades corporativas, sendo vital atentar para a gestão do conhecimento, que se transformou em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.          
Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre algo não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, deve estar aliado a sua gestão para que efetivamente faça diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. 
Partindo do princípio de que a empresa de Clonney possuía pouco mais de vinte funcionários viajando e desempenhando a atividade demissionária, seria mais conveniente que a nova estratégia fosse implantada ou não após consulta ao seu corpo funcional, a fim de que o mesmo pudesse lançar mão de sua longa experiência e conhecimento da atividade e criticar construtivamente a novidade. Desta forma, em plena era da comunicação e do conhecimento, onde devemos considerar o indivíduo como seu principal personagem, é necessário que este seja incorporado não apenas como mais um fator de produção, mas sim, como fator essencial do processo de produção e geração de riqueza, dando surgimento ao capital intelectual.
Considerando estas informações, chegamos à conclusão que as empresas deveriam cuidar deste momento tão delicado que é a demissão, deveriam abster-se de terceirizar tal serviço e tratar lealmente seu colaborador que, geralmente, de acordo com o filme, dedicou anos de sua vida à organização. Espera-se que toda organização demonstre ao colaborador sua importância, uma boa gestão ocorre quando há transparência no relacionamento, controles de resultado e avaliação de objetivos, sendo que o colaborador fica ciente de seu trabalho, percebendo aspectos importantes e outros passíveis de melhora, tornando uma inevitável demissão não tão assustadora e impactante. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com