TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATeoria da Contabilidade

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – UNIDERP 
Centro de Educação a Distância 








ATPS 
Atividades Práticas Supervisionadas 

Disciplina: TEORIA DA CONTABILIDADE 








DAYANE C. SILVA TROCHMANN         RA 413100

TRACY WINNIE LINDQUIST                 RA 417536



Hortolândia/SP 
2013

SUMARIO


RESUMO.........................................................................................................................3
ETAPA1-PASSO 1-OBJETIVO DA CONTABILIDADE...................................................4
ETAPA1-PASSO 2 RELATÓRIO....................................................................................5
ETAPA 2-PASSO 1- RESUMO.......................................................................................6
ETAPA 2-PASSO 2- QUESTÕES...................................................................................8
ETAPA 2-PASSO3 PLANILHA.......................................................................................9
ETAPA 3-PASSO 2-......................................................................................................12
ETAPA 3-PASSO 3.......................................................................................................15

ETAPA 4-PASSO 1.......................................................................................................17

ETAPA 4- PASSO2.......................................................................................................19

ETAPA 4- PASSO 3......................................................................................................21


Resumo

Neste trabalho mostraremos um resumo da contabilidade, e sua enorme importância nas organizações, pudemos aprender sobre os demonstrativos contábeis, sua função e importância. Os tipos de organizações, e seus capitais.

Teoria da Contabilidade.

Etapa 1- Passo 1:

Objetivos da Contabilidade.

A contabilidade é também conhecida como uma ciência, a qual estuda e controla os patrimônios. É uma ciência orientadora tanto para organizações como para pessoas físicas.

Uma de suas funções é a informação bem empregada de maneira que a mesma seja aproveitada e que traga retorno lucrativo para aquele que precisa de seus serviços.

Algumas de suas funções:

 Informação de natureza financeira;

Informação de natureza física;

Informação de natureza de produtividade;

Informação de natureza econômica.

Seus principais usuários: são pessoas físicas ou jurídicas que possuem bens ou serviços, e que almejam retorno lucrativo.

Ex: acionistas, integrantes de mercado de capitais, emprestadores de recursos entre outros.

Principal objetivo: ajudar na avaliação e situação financeira junto aos seus usuários, contribuindo assim em seu processo de tomada de decisão.

Pontos importantes:

1°: as empresas devem relatar os pontos mais importantes e relevantes de seus patrimônios e seu resultado esperado.

Toda informação sobre isso deve ser bem detalhada, e a que não for deve estar em quadros complementares para que possa ser verificado quando necessário.

2°: A contabilidade trabalha em muitos aspectos junto a departamento jurídico.

Etapa1-Passo 2:

Relatório: Qual semelhança existe em nossa vida financeira pessoal e a de uma empresa, quais controles, resultados, e objetivos financeiros possuímos como cidadãos que se parece com as organizações?

A nossa vida pessoal financeira possui muitos pontos em comum com as de uma empresa, e outros nem tanto.

Um ponto que podemos citar em comum, por exemplo, é o fluxo de caixa, muito utilizado nas empresas e também utilizamos em nosso dia a dia.

Pois sempre nos programamos em relação ao que temos em caixa o nosso capital, ao que ainda vamos receber e as despesas que precisamos quitar, visando sempre um controle financeiro para ficarmos no tão sonhado “azul”, ou seja, não ficarmos com saldo negativo.

O ideal é que o que temos mais o que iremos receber sempre supere as dividas que precisamos saldar, para que possamos ter o lucro, e assim é no mundo das organizações.

Outro ponto em comum que podemos citar são os investimentos, todos nós pessoas físicas temos sonhos, sempre estamos em busca do melhor para nossas vidas, desejando sempre crescer, popularmente o que chamamos subir na vida.  E pra isso precisamos investir seja em uma casa, um carro, um consórcio, aplicações bancárias como poupanças entre outros, também queremos possuir bens materiais, e não é diferente no mundo das organizações que também investem constantemente milhões de diversas maneiras, visando um bom retorno lucrativo ao passar do tempo.

As despesas são mais um ponto em comum, tanto empresas como nós cidadãos comum temos todos os meses sempre algo para saldar, nós despesas como água, luz, telefone e cartões, as empresas além destas também com seus funcionários e outras.

Uma divergência pode ser com relação às receitas, nós normalmente possuímos apenas uma fonte de renda proveniente do nosso trabalho assalariado, às vezes de aluguéis ou pensão, e recebemos no máximo duas vezes por mês, já as empresas possuem diversas fontes de renda, de muitos clientes, investidores, o próprio consumidor final onde nos enquadramos, e podem receber diversas vezes no mesmo mês, dependendo do acordo firmado com seus credores.

.

Etapa 2- Passo 1: Resumo

Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: Uma analise do ensino da teoria da Contabilidade.

O texto nos mostra que para Iudícibus (2009), o Ativo é um dos núcleos fundamentais da teoria da contabilidade, o qual até mesmo para os estudantes de ciências contábeis ainda é um assunto não muito bem compreendido todos os seus conceitos e aspectos.

Podemos entender que o Ativo é o conjunto de todos os bens de uma empresa, e um dos pontos mais importantes do balanço patrimonial, e essencial na contabilidade, sua definição é ligada a multiplicação de receitas, despesas passivos, perdas e ganhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (786.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com