TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATps Contabilidade

Por:   •  22/9/2015  •  Monografia  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

PROFESSORA TÂNIA REGINA DOS SANTOS MACHADO

ADAIR JOÃO MALLMANN – RA 395842

ADRIANA MARIA MAPELI – RA 350334

ELISANGELA TERESINHA ABEL – RA 374944

JAQUELINE SAVISKI DOS SANTOS – RA 389748

SANTA ROSA

2015

[pic 2]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

PROFESSORA TÂNIA REGINA DOS SANTOS MACHADO

ADAIR JOÃO MALLMANN – RA 395842

ADRIANA MARIA MAPELI – RA 350334

ELISANGELA TERESINHA ABEL – RA 374944

JAQUELINE SAVISKI DOS SANTOS – RA 389748

Sob supervisão e orientação

do professor presencial

Adelino Pedro Wisniewski.

SANTA ROSA

2015

RESUMO

A competição do mercado recorrente da evolução das empresas tornam-nas necessitadas de informações exatas e fiéis capazes de tornar as decisões tomadas totalmente seguras. A Auditoria surgiu para suprir à demanda de informações que as mesmas precisavam. Portanto, este trabalho aponta os principais conceitos sobre a Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05
  2. AUDITORIA        06


1. INTRODUÇÃO

        O processo de auditoria pode ser caracterizado como uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto. Tem como objetivo averiguar se as atividades desenvolvidas em uma empresa ou setor estão de acordo com as medidas planejadas e/ou estabelecidas antecipadamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. É um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço.

        Geralmente é usada a expressão auditoria contábil, para descrever a avaliação de uma empresa na perspectiva da contabilidade. Ela é efetuada por contadores, com a intenção de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade tanto para as demonstrações financeiras como para os demais relatórios da administração.


2. AUDITORIA

        Inúmeras são as razões que levam as empresas a utilizarem os serviços de auditoria, e dependendo disso um tipo de auditoria será o mais apropriado. Em linhas gerais, pode-se dividir em dois grandes grupos:

  • Auditoria interna; e
  • Auditoria externa.

        De modo geral, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico ao executado pela Auditoria Externa. As duas se utilizam das mesmas técnicas, têm sua atenção voltada para o controle interno no ponto de partida de seu exame e criam sugestões de melhorias para as deficiências localizadas.

2.1 AUDITORIA INTERNA

        Conforme o crescimento do mercado e negócios das empresas, estas tiveram a necessidade de uma pessoa que além de rever os controles internos e os mecanismos operacionais, também ajudasse na administração e/ou execução das atividades. Surgiu então o auditor interno, realizando uma auditoria periódica, com maior profundidade para verificar se as normas internas estão sendo seguidas.

        Segundo LINS (2012, p.4):

Em razão das suas funções de verificação/avaliação dos setores e processos da empresa, a auditoria interna não deve estar subordinada a qualquer diretoria para a qual poderá ter que apresentar relatórios de inconsistências, o que poderia, em princípio, ocasionar constrangimentos e principalmente medo de perder o emprego, uma vez que o auditor interno é funcionário da empresa. Deve, portanto, no organograma, estar subordinado e reportar-se diretamente à presidência da empresa ou ao conselho de administração.

        Em função do auditor interno ser funcionário da empresa no qual presta as verificações, deve ter certa independência dentro da mesma. Se estiver subordinado a algum departamento, pode sofrer pressões no decorrer de suas atividades. Com base nisso se orienta que esteja subordinado à presidência da empresa.

        O auditor interno deve auxiliar a administração da empresa no trabalho de prevenção de fraudes (intencional) e erros (não intencional), e é obrigada a informar sempre por escrito e de forma discreta, qualquer indício ou confirmação de irregularidade percebida no decorrer das atividades.

        Entre os procedimentos que um auditor executa, está o teste de observância, que visa assegurar que os controles internos estabelecidos pela administração estão em funcionamento efetivamente, e o teste substantivo, que visa obter evidencias em relação a exatidão, suficiência e validade das informações entregues pelos sistemas de informações da organização.

        De acordo com o objetivo a ser atingido, podemos dividir a auditoria interna em seis grupos apresentados a seguir:

  1. Contábil

        Tem como foco principal assegurar a autenticidade das demonstrações da empresa, através da avaliação dos procedimentos e controles contábeis e adesão aos princípios contábeis.

  1. Operacional

        Visa aumentar a eficiência dos sistemas operacionais avaliando e corrigindo se necessário a relação custo-benefício, entre recursos da empresa e sua aplicação condizente com os objetivos operacionais, táticos e estratégicos.

  1. De compliance

        Verifica a execução das normas aplicáveis à organização e seus regulamentos internos. Avalia os riscos legais da empresa e também, sob o ponto de vista interno, o cumprimento do código de conduta e ética que a empresa determina.

  1. De sistemas

        Analisa e avalia o potencial do controle interno contido no sistema, apurando o grau de segurança, informando o nível de qualidade e eficiência dos dados processados e também avaliando previamente possíveis sistemas em fase de implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com