TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS LEI E PREVENÇÃO DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO E VANTAGENS DE REMUNERAÇÃO

Tese: AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS LEI E PREVENÇÃO DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO E VANTAGENS DE REMUNERAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 16

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

ADMINISTRAÇÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Introdução

A produção textual apresentada tem como principal objetivo analisar e colocar em prática o conhecimento adquirido através das disciplinas: Recrutamento e Seleção, Auditoria em Recursos Humanos, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Administração de Remuneração e Benefícios, e através desse estudo, desenvolver várias atividades, dentre elas, o recrutamento e seleção dos novos funcionários de uma empresa Fictícia, a qual será chamada de “VOXMAX”, que se encontra em grande ascensão no ramo dos negócios, mais especificamente como indústria de caixas acústicas, localizada na região de Londrina (PR) e está expandindo seu mercado, com a abertura de uma filial no estado de São Paulo.

O aluno, que nesse caso, trabalha a mais de 10 anos na empresa, e possui o cargo de Analista de Recursos Humanos, é nomeado pela diretoria e pela gerência, como Supervisor de Recursos Humanos da nova filial da empresa. Dentre suas atividades, o Supervisor é responsável pela realização do recrutamento e seleção de pessoal, onde está descrito as principais fases do recrutamento e seleção, bem como os cuidados que devem ser tomados em cada fase, para que o mesmo seja atingido com sucesso.

A segunda etapa consta de uma pesquisa salarial para definir os salários de acordo com a região, o qual está descrito a real importância de se fazer uma pesquisa salarial. Essa pesquisa teve embasamento teórico através do Jornal “O Estado de São Paulo”, na coluna “Empregos”, disponível nos domingos, onde consta de um quadro apresentando uma Pesquisa Salarial, com vários cargos e as respectivas médias salariais praticadas por várias empresas (pequeno, médio e grande porte), no qual foi acompanhado durante um mês. Após esse acompanhamento foi realizado uma análise na variação dos valores salariais praticados pelas empresas para uma melhor estratégia na contratação dos novos funcionários. Os cargos analisados foram os seguintes: auxiliar de produção, assistente de produção, soldador, marceneiro, supervisor de produção, gerente de produção, auxiliar de escritório, analista financeiro, gerente financeiro, analista de marketing, gerente de marketing, analista de compras, gerente de compras e almoxarife. Todos esses cargos analisados fazem parte do quadro de contratação da empresa. Após a análise, foi realizada uma apresentação para a diretoria da “VOXMAX”, através de um quadro, no qual consta os cargos analisados, o período de acompanhamento, os valores praticados, as variações dos salários e o porte das empresas, com o intuito de demonstrar com clareza a atual realidade da região.

A terceira etapa do trabalho consistiu em analisar e compatibilizar os direitos trabalhistas de uma e outra região em relação aos atuais e aos novos trabalhadores, apresentado através de um embasamento teórico, a fim de conhecer os preceitos, direitos e deveres envolvendo as relações trabalhistas.

Para finalizar, foi elaborado um Plano de Auditoria contemplando todos os processos da organização para o período de um ano, no qual abrangeu todos os processos a serem auditados, as datas, a equipe de auditores e quando foi necessário, as normas impostas pela empresa.

1. Desenvolvimento

1.1 Recrutamento e Seleção

O profissional de Recursos Humanos é o responsável por atuar diretamente com as pessoas dentro das empresas e está intimamente ligado ao cenário e contexto social em que a empresa está inserida, bem como, ao cenário da empresa, e às pessoas que fazem parte dela. O profissional de RH é uma figura de extrema importância no contexto da empresa, pois o mesmo deverá voltar toda a sua atenção para os objetivos organizacionais e as mudanças sociais que a empresa necessite.

Dentre as diversas atividades do profissional de RH, destacaremos a importância e as principais fases do recrutamento e seleção de pessoal, atividade esta, atribuída a esse profissional, com o intuito de atrair e reter funcionários qualificados para as funções que a empresa necessita para a abertura da nova filial.

Para entendermos melhor os procedimentos realizados durante um processo de recrutamento e seleção, segue a definição dos mesmos:

 Recrutamento: Processo que visa localizar e atrair o maior número possível de candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar os cargos vagos em uma empresa.

Em relação às formas de recrutamento, segue abaixo as duas divisões existentes:

• Recrutamento Interno – Realizado utilizando mão de obra de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

O recrutamento interno é a procura de candidatos dentro da própria organização para o preenchimento de uma vaga. Esse processo estimula os funcionários a se aperfeiçoarem, devido à possibilidade de mudança e de relacionamento com outros setores e pessoas, além de criar um sentimento de justiça pelo oferecimento de oportunidades aos funcionários já comprometidos e fiéis aos objetivos da empresa (FRANÇA, 2007, P. 31).

O recrutamento interno além de valorizar os funcionários que já fazem parte da empresa, faz com que ocorra motivação e empenho entre os mesmos, pois existe a perspectiva de crescimento e reconhecimento para quem realizar um bom trabalho e se destacar nas suas respectivas funções.

• Recrutamento Externo - Realizado através da busca de novos profissionais que não tenham ligação com o quadro de funcionários da empresa, e que apresentem o perfil adequado para a vaga.

Segundo França (2007, p. 33), “o recrutamento externo tem vantagens que devem ser ponderadas, levando em conta o contexto em que a empresa está inserida naquele momento”.

O recrutamento externo requer mais tempo na procura de novos profissionais e consequente maior tempo da vaga em aberto, porém, é a possibilidade de atrair novos talentos e atualizar o estilo de trabalho da empresa, através de novas ideias, trazendo junto ao novo funcionário as novas tendências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com