TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RECURSOS HUMANOS

Artigos Científicos: TRABALHO RECURSOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No presente trabalho será discutido na primeira questão um modelo de gestão relacionado aos desafios da gestão de pessoas dos dias atuais e abalizado nas seguintes conceituações: processo de globalização econômica, modelo de downsinzing, terceirização das organizações, empregabilidade, método de offshoring, responsabilidade social, organização virtual e comprometimento organizacional. Cada um destes conceitos será posto em tela referenciando juntamente a realidade da Prefeitura Municipal de Manaus.

Na segunda questão serão tratadas as percepções acerca de como as habilidades e papéis do gestor influenciam no processo estratégico decisório dentro das organizações. Esta reflexão será feita ponderando no contexto da Prefeitura Municipal de Manaus.

RECURSOS HUMANOS I

1ª. Questão: Construa baseado nos desafios da Gestão de Pessoas, utilizando conceitos como Globalização, Downsinzing, Terceirização, Empregabilidade, Offshoring, Responsabilidade Social, Organização Virtual e Comprometimento, um modelo de Gestão possível, não imaginável para ser implantado na Prefeitura Municipal de Manaus. Observação: Discorrer individualmente sobre cada conceito.

A velocidade das transformações do mundo em globalização influencia diametralmente a forma de gerir e tomar decisões na administração pública, especialmente nos Municípios, uma vez que estes são responsáveis diretos em executar as políticas propostas aos cidadãos e em arrecadar os recursos que irão atender ao erário.

É míster contextualizar o panorama em que se encontra a administração pública contemporânea. A chamada “globalização” é um processo de integração econômica e social que estabelece uma conexão entre países. Ela acompanhou o conjunto de transformações nas ordens política e econômica mundial, perceptíveis a partir do final do século XX (SOUZA, 2010).

O processo de globalização avançou em passo acelerado com o progresso da tecnologia e acordos internacionais foram firmados, dando início a grandes blocos econômicos, exemplo: MERCOSUL, União Européia. Estes surgiram com o propósito de minimizar ou eliminar tarifas alfandegárias, majorando a movimentação de produtos e serviços.

Assim o administrador público deve atentar para estes acordos a fim de organizar e equipar as indústrias locais fomentando condições favoráveis para que estas empresas possam ter força diante do mercado internacional extremamente competitivo. Já que são estas companhias que geram empregos diretos e indiretos, cooperando na arrecadação de contribuições, que auxiliam na manutenção da máquina administrativa

Em Manaus, nos últimos anos, o efeito da globalização influiu diretamente na economia local, devido ao parque industrial existente que recebe consideráveis investimentos de empresas multinacionais que possuem suas filiais fixadas na cidade. Tal investimento é tão estimável que produz efeitos positivos a nível nacional. Atualmente, a cidade é uma das sedes da copa do mundo de futebol o que amplifica a visibilidade da capital do amazonas, requerendo do gestor publico municipal soluções para novos desafios que se apresentam.

O modelo gerencial de gestão pública pode ser tomado como um exemplo viável de ser executado no município de Manaus, em substituição ao modelo burocrático que se apresenta como entrave à eficiência e celeridade.

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM (2008) apresenta em sua cartilha o modelo “downsizing” no contexto da nova Administração Pública. O termo mencionado designa o processo de reestruturação organizacional baseado na redução dos níveis hierárquicos de uma empresa, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível, reduzindo custos e a burocracia, acelerando o processo de tomada de decisão, impondo assim novo ritmo de competição.

O modelo proposto no compêndio da CNM se adéqua à realidade manauara, pois preconiza maior flexibilidade, abandono da padronização excessiva, busca de autonomia nas organizações públicas, descentralização das competências, reformulação estratégica e orçamentária, aumento da terceirização e divisão do quadro de pessoal entre um núcleo estratégico e um amplo circuito operacional, a transformação da administração hierárquica para a gestão baseada em projetos.

“A ‘terceirização’ é uma tendência mundial que iniciou nas empresas privadas e posteriormente a Administração Pública passou utilizar vastamente. É uma das ferramentas de gestão, consolidada através de contrato, que possibilita reduzir custos, especializar serviços ou fornecimento de bens, além de consentir que o contratante tenha como foco suas atividades fundamentais, tornando-se mais competitivo” Sekido (2010). Paralela a terceirização, há a possibilidade da prática de “offshoring”, ou seja, a empresa terceiriza serviços para outra em diferente país, visando sobretudo beneficiar-se de mão de obra mais barata. Exemplo: empresa X tem seu centro financeiro nos Estados Unidos e sua linha de produção no distrito industrial de Manaus.

No modelo da Nova Administração Pública, tem-se o quadro de trabalho organizacional, onde o servidor público não está isolado, todavia é parte do resultado da Gestão como um todo. Para tanto, diz-se “Organização Virtual”, assinalado por maneiras colaborativas, interligadas como em uma rede no intuito de executar o trabalho. É a “parceria entre organizações legalmente independentes, visando conjuntamente oferecer produtos ou prover serviços aos clientes, os quais a compreendem como uma única organização. Nela os parceiros partilham informações e infraestrutura de maneira sinérgica, aumentando a eficiência a um nível que sozinhos não poderiam obter” (Silveira, 2007).

Portanto, o gestor público está inserido mo planejamento, tem papel atuante neste processo, interagindo em um ambiente marcado por hierarquia flexível onde a prioridade é do curso das informações.

Embora o município de Manaus mantenha um estruturado plano de carreiras dentro de seu quadro funcional, existe a possibilidade de desenvolver aptidões por meio de suas avaliações periódicas de desempenho. Tal ferramenta proporciona ao gestor examinar meios de reter talentos na administração pública. Agir como servidor público torna-se elemento indispensável na busca dos resultados esperados, agregando valoração ao cargo, expandindo o que se chama de “empregabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com