TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS COLABORADORES NA EMPRESA NIPPON SEIKI DO BRASIL LTDA

Por:   •  19/12/2016  •  Abstract  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

FAMETRO – FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

PÓS – GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, AUDITORIA E CONTROLADORIA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS COLABORADORES NA EMPRESA NIPPON SEIKI DO BRASIL LTDA

AUGUSTO CESAR

EDIVAN NASCIMENTO

DAYANNY CARVALHO

KARLA CORREA

RAFAEL MARTINS

WENDY BRASIL

MANAUS

2016

AUGUSTO CESAR

EDIVAN NASCIMENTO

DAYANNY CARVALHO

KARLA CORREA

RAFAEL MARTINS

WANDREW NEVES

WENDY BRASIL

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS COLABORADORES NA EMPRESA NIPPON SEIKI DO BRASIL LTDA.

Projeto apresentado à disciplina Gestão Corporativa de Talentos, ministrada pela Profa. Mestre Luciana Oliveira do Valle do Curso de Contabilidade, Auditoria e Controladoria na faculdade de pós-graduação FAMETRO – Faculdade Metropolitana de Manaus. Turma: CAC02.

MANAUS

2016

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS COLABORADORES NA EMPRESA NIPPON SEIKI DO BRASIL LTDA

Luciana Oliveira do Valle Carminé(1); Augusto Cesar(2); Dayanny Carvalho(3); Edivan Nascimento(4); Karla Correa(5); Rafael Martins(6); Wandrew Neves(7); Wendy Brasil(8)

(1)Professora; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas; lucianadovalle@hotmail.com; (2)Pesquisador; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas; augustocesarfilho@gmail.com; (3)Pesquisadora; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas; carvalho_dayanny@hotmail.com; (4)Pesquisador; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas; edyvan_@hotmail.com; (5)Pesquisadora; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas;  karla-kcs@hotmail.com; (6)Pesquisador; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas;  raphmartins03@gmail.com; (7) Pesquisador; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas;warranty.staff@hotmail.com; (8)Pesquisadora; Pós-Graduação em Contabilidade, Auditoria e Controladoria; Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro; Manaus/Amazonas; wendy_brasil@hotmail.com.

RESUMO: Segundo Chiavenato (1999), “a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento". Através desta definição o artigo busca mostrar a avaliação de desempenho como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores na empresa Nippon Seiki do Brasil Ltda., destacando alguns de seus principais conceitos, sua importância, aplicados pelas organizações. Este trabalho se utilizou da pesquisa bibliográfica, a qual pretende buscar informações importantes sobre o tema em estudo.  Através deste trabalho, nota-se ao utilizar uma avaliação de desempenho, uma organização além de conseguir avaliar o desempenho dos colaboradores na execução de suas atividades, ainda possibilita que seja impulsionado o desenvolvimento dos profissionais que apresentam o melhor desempenho.

Palavras-chave: Avaliação de Desempenho, Organização, Metas e Resultados.

INTRODUÇÃO

A Avaliação de Desempenho é composta por um conjunto de normas e procedimentos utilizados pelas organizações para medir o nível de produtividade dos colaboradores. Através dela é possível realizar uma apreciação sistematizada da execução das tarefas, e das responsabilidades do indivíduo, bem como seu potencial futuro. São vários os objetivos da avaliação de desempenho, mas os principais se referem à distinção de programas administrativos, correção das deficiências ou melhoria do desempenho dos funcionários. Também se mostra útil no planejamento e estabelecimento de expectativas, metas e padrões de desempenho acordados entre chefes e subordinados, além de auxiliar na estimativa do potencial, tomada de decisões como promoções, rebaixamentos, demissões, e transferências (Saldanha, 1975; Dewes, 1981; Oliveira-Castro, 1994; Chiavenatto, 1998; Siqueira, 2002).

Um elemento fundamental para o processo de controle gerencial em qualquer tipo de negócio é a avaliação de desempenho (Olson; Satler, 2012). Pois, independente do porte da empresa a avaliação de desempenho poderá mostrar em que os seus colaboradores podem melhorar ou o que a empresa pode fazer para que os mesmos se sintam mais motivados e avalie as necessidades e desempenho de seus colaboradores.

Como afirmam Luitz e Rebelato (2003) entre os motivos que levam as organizações a medirem seu desempenho está à possibilidade de comparações com os concorrentes ou empresas de outros ramos e a possibilidade de verificar se as estratégias estão sendo cumpridas e gerando resultados. A tecnologia trouxe com si a facilidade de informações das empresas, a produtividade e os resultados demonstrado pelos colaboradores é algo a se preocupar, pois através do capital humano as empresas podem ter resultados positivos ou negativos. A análise do desempenho, desenvolvimento e comprometimento dos colaboradores é feita através da avaliação de desempenho que é um meio para se obter dados e informações a serem registradas, processadas e analisadas para tomada de decisões e providências como uma ferramenta que visa melhorar o desempenho dos colaboradores nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com