TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL POR MEIO DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NUMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO

Por:   •  27/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 16

DESENVOLVIMENTO DO MARKETING EMPRESARIAL POR MEIO DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NUMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO

RESUMO

Muitas empresas, não estando preparadas e bem estruturadas para enfrentar a competitividade do mercado compreendem, cada vez mais, a real necessidade de fazer um produto de melhor qualidade que, ao mesmo tempo, impõe redução de custo e satisfação do cliente. Tais desafios devem ser enfrentados pelo sistema organizacional e seus colaboradores. No entanto, sabe-se que há gestores com experiência que não detêm nenhum tipo de conceito de gestão da qualidade, ou ferramentas da qualidade. Com base nessa afirmação, o presente trabalho tem como proposta apresentar as ferramentas da qualidade, suas principais funções de melhoria, sua implantação e seus benefícios para a empresa. O trabalho evidenciará o que se pretende alcançar com a pesquisa. Também serão delimitadas, através dos objetivos específicos, as ações que contribuíram para se atingir o objetivo geral que é analisar o cenário atual de marketing existente na empresa do setor metal mecânico, de forma a melhorá-lo por meio da aplicação das ferramentas da qualidade. Assim como, abordar a importância da qualidade e do marketing como estratégia para obter clientes verdadeiramente satisfeitos e impactados pela eficiência dessas duas ferramentas, tendo como pontos cruciais, a sobrevivência da organização no futuro e identificação de adequadas ferramentas da qualidade já utilizadas no Sistema Organizacional.  

Palavras chave: analisar o marketing, ferramentas de qualidade, competitividade.

Abstract

Many companies, not being prepared and well structured to meet market competitiveness comprise increasingly real need to make a better quality product at the same time imposes cost reduction and customer satisfaction. Such challenges should be addressed by the organizational system and its employees. However, it is known that there are experienced managers who do not have any concept of quality management or quality tools. Based on that statement, this paper aims to present the quality tools, its main enhancement functions, its implementation and its benefits for the company. The work will highlight what you want to achieve with the research. Will also be defined by the specific objectives, the actions that contributed to achieving the overall goal is to analyze the current situation of existing marketing company in the mechanical metal sector in order to improve it through the application of quality tools. As well as address the importance of quality and marketing as a strategy for truly satisfied customers and impacted the efficiency of these two tools, with the crucial points, the survival of the organization in the future and identification of appropriate quality tools already used in Organizational System.

Keywords: analyze the marketing, quality tools, competitive.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a conduta do cliente mudou no que se refere à fidelidade. Se a organização não concede o que ele procura da forma que ele quer, com a qualidade que lhe satisfaça, simplesmente ele buscará outra organização que possa atendê-lo, à luz de suas necessidades. Do ponto de vista de MOURA (2004, p.21), pode-se cometer um equívoco de achar que é bobagem acompanhar tendências do mercado, considerar que o cliente nunca altera suas preferências; uma vez que ele seleciona um produto de certa marca ou de empresa, permanecerá sempre com ele.

Mudança é algo inerente ao ser humano que desde sua concepção passa por várias transformações. O marketing é um estudo, uma ferramenta e uma ciência, que tem como objetivo o desenvolvimento empresarial no mercado e das pessoas que estão ligadas a ele, considerando a mudança como uma etapa de transformação necessária.

Para que isso aconteça, os profissionais de qualidade têm à sua disposição, inúmeras ferramentas, algumas das quais serão apresentadas ao longo dessa pesquisa.

Este tema pode ser pertinente, devido ao número elevado de empresas que abrem as portas no início de um ano para fechá-la no início do ano seguinte. O tema será explorado neste trabalho, como uma forma de alerta aos profissionais em posição de gestão, pois existem organizações sérias que buscam de modo contínuo o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, pois têm a percepção e a certeza de que outras também o fazem.

3 REVISÃO DE LITERATURA

Esta seção abordará diferentes conceitos do termo qualidade e marketing e seus fundamentos, levando em consideração o contexto empresarial. Nesta etapa da pesquisa pretende-se citar e apresentar contribuições de autores conceituados, salientando como cada um define os termos utilizados no embasamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento do presente estudo.

3.1CONCEITOS DE QUALIDADE E SEUS FUNDAMENTOS

Segundo Mello (2010, p.4), “o conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores: redução de custo, aumento de produtividade, satisfação dos clientes”. Em outras palavras o autor quis dizer que qualidade é fazer o melhor, com o menor custo, oferecer ao consumidor produtos que equivalem as suas expectativas ou as superem.

Esta é maneira que a organização deve encarar a venda de produtos, e estrategicamente fazer-se disso o seu grande diferencial, não menos importante no que relaciona à prestação de serviços também. Esta importância da qualidade é ressaltada por Hargreaves (2005, p.14, grifos nossos):

Satisfazer um cliente resulta, na maioria das vezes, em ter um cliente fiel como freguês, palavra pouco usada ultimamente, mas que traduz bem essa emoção de fidelidade. Além disso, o cliente satisfeito torna-se um divulgador da qualidade do serviço. O que, aliás, é ótimo para a imagem e o marketing da empresa. O que pode mais satisfazer o cliente além de bons preços? É verdade que o item preço tem um apelo muito forte junto ao cliente, porém, a qualidade dos serviços prestados é decisiva.

A importância, todavia, não implica somente, as vantagens que se obtêm através da aplicação da gestão da qualidade, mas de fato mostra, por intermédio de alguns aspectos que a elaboração do trabalho é de extrema relevância.

3.2 EVOLUÇÕES DA QUALIDADE

A evolução da qualidade ao longo do tempo passou por três grandes fases. Era da Inspeção, era do controle e era da qualidade.

A qualidade passou a ser muito importante paras as organizações a partir da chegada da produção em larga escala (produção em massa), com início na década de 20 a qualidade passa a ser vista como uma função gerencial, distinta de outras funções da organização (LUCINDA, 2010, p. 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com