TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abcde capa de trabalho

Por:   •  13/6/2015  •  Monografia  •  12.106 Palavras (49 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 49

                                                        INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade registrar as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II, III e IV na Educação Infantil e no ensino fundamental. – Com fase de Observação, Coparticipação, Regência, Elaboração e Execução de atividades lúdicas que foi realizado nas salas com as turmas da Pré-Escola II, no período matutino do dia 17 de março de 2014 a 31 de março de 2014, e no período vespertino do dia 01 de abril de 2014 a 08 de abril de 2014 e no ensino fundamental com as turmas do 1º ano “A”, 2º ano “A” e 3º ano “C”, no período vespertino do dia 22 de setembro de 2014 ao dia 20 de outubro de 2014, e o quarto e ultimo estágio foi com as turmas do 4ª ano “B”, e 5ª ano “B”, realizado no período vespertino do dia 27 de abril ao dia 22 de maio de 2015, também concretizado na Escola Municipal Santos Dumont, encontram-se situado na Rua Cristiano Machado, nº 147 Bairro Santo Amaro, CEP 79112-060 na cidade de Campo Grande M/S. Foram observadas esta instituição as práticas docentes, como o professor faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos, projetos e avaliações. Foram analisadas também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola, pátio, quadra, parque e salas de aula, e tudo que envolve o trabalho pedagógico e a educação, inclusive o relacionamento entre o corpo docente e o comportamento dos alunos.

A importância do estágio reside no fato de ser a parte prática da graduação, o momento de ver na prática e refletir sobre o que se aprende na teoria. O objetivo do estágio é exatamente esse, conhecer, no caso dos cursos de licenciatura, a rotina escolar, seu procedimento e desempenho educacional.

                                   

                             

DESENVOLVIMENTO

           Na Educação Infantil o Estágio Supervisionado II iniciou-se com a caracterização e coleta de dados sobre a Escola Municipal Santos Dumont, que se encontra situada à Rua Cristiano Machado nº 147 no bairro Santo Amaro CEP 79112-060 na cidade de Campo Grande- MS tem sua construção em alvenaria.

          A Escola participa dos programas de merenda escolar, livros didáticos FFNDE, financiamento de projetos educacionais, da informatização, T.V escola, transporte, material escolar e do PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar), com o intuito de manter um ensino de qualidade, assegurando a permanência do aluno na escola diminuindo assim a evasão e repetência.

         Del CEE/nº2898/91 com a atuação e função da Educação Infantil.

          Del CME/MS nº156/2033 com atuação e função da Educação Básica e o ensino fundamental.

           A gestão escolar é formada por uma diretora e professora Elaine Cavalcante Munhoz, Que atua tanto no período vespertino como no matutino que tem como meta uma educação de qualidade para esta unidade escolar. Na gestão também atuam uma coordenadora, uma supervisora, uma orientadora pedagógica, uma secretaria, uma bibliotecária, duas auxiliares administrativas, e dez serviços gerais.

           No corpo docente o total é de 50 professores sendo que quarenta e sete atuam no período matutino e vespertino, e três somente no período vespertino, dos quais quarenta e dois são efetivos e oito contratados, quarenta e sete deles trabalhão atualmente na escola com a carga horaria de 40h semanais e os outros três 20h semanais. Na cozinha são duas merendeiras e seis funcionários para serviços gerais, dois guardas na portaria. A Escola ocupa um espaço condizente a quase um quarteirão, e foi recentemente reformado, pois é um lugar muito bonito e bem conservado e organizado.

          Hoje a Escola Municipal Santos Dumont tem em funcionamento dez salas de aula, biblioteca, sala de informática, quadra esportiva coberta, secretaria, sala de orientação e supervisão, sala de inspetora de alunos, cozinha, quatro banheiros sendo dois masculino e dois femininos, banheiro dos professores e pátio para brincar e parque para a educação infantil.

           A Escola foi criada para atender a população da comunidade na qual se insere. Sua proposta pedagógica é composta pelos seguintes itens: Identificação, caracterização da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere, e os responsáveis pela elaboração do Projeto Politico Pedagógico da instituição de ensino foram 70 pessoas entre diretora funcionários pais e comunidade.

           A visão de futuro da escola e filosofia é, “Almejarmos uma escola organizada e renovadora comprometida na valorização de nossos alunos com transparência lealdade em nossos serviços”.

            A finalidade da escola é de um trabalho coletivo, em que todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de ensino aprendizagem passe a ser um ser que não somente se insira no mundo, mas que saiba compreender sua realidade de maneira crítica e ética.

            Na concepção do PPP da escola reconhece o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, em um complexo interativo em que o professor educador é o mediador em sala entre o conteúdo e o aprender, partindo sempre do pressuposto que o aluno já possui um conhecimento prévio não sistematizado.

           Sua prática pedagógica na área está de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, tem como objetivo cumprir as funções fundamentais de educar e cuidar, tendo em vista uma educação de qualidade, possibilitando o desenvolvimento de atividades, para favorecer a igualdade das oportunidades, desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social com o auxilio da família e da comunidade. As práticas desenvolvidas na instituição são de caráter lúdico e Pedagógico, atendendo as ações planejadas de desenvolvimento diferentes de linguagem (Oral, escrita, matemática, artística, física e gestual).

           Dando sequência ao estágio, foi iniciado no dia17 de março às 7h com a observação e participação na sala da pré-escola II, onde foi acompanhada a rotina e as atividades realizadas pela professora, ao chegarem a Escola os alunos foram conduzidos até a quadra de esportes onde de uma forma geral todas as turmas ao som dá vós da inspetora de alunos ao informar a hora da fila, todos se posicionam na respectiva fila onde sua professora já está posicionada a espera deles.

            Ao término do sinal e todos nos seus respectivos lugares da fila a coordenadora e a diretora dá as boas vindas, dá alguns recados quando necessário e cantam o hino nacional sendo duas vezes na semana e fazem uma oração todos os dias, somente depois são encaminhados para suas respectivas salas de aula com suas professoras. Ao chegarem à sala que é bem grande bem arejada com seu próprio banheiro, e bem decorada com bastante armários possibilitando uma excelente organização dos materiais pedagógicos. Os alunos sentam cada uma em sua mesa e cadeira para o inicio da aula e a professora titular começa a aula com seu jeito próprio de conduzi-las, pois ela é bem calma e amorosa com as crianças que são disciplinadas, atenciosas, e autônomas na realização de suas atividades proposta pela mesma. A professora começa a rotina diária trabalhando com os cartazes, o das palavras mágicas, bom dia, com licença, obrigado, por favor, seguido o calendário com dia mês e ano, quantos alunos vieram e quantos alunos faltaram, as crianças participaram contando quantas meninas e quantos meninos estavam presentes, após dando continuidade à aula a professora contou uma história sobre a água e sua importância, trabalhou com gravuras recortadas de revistas dando-as aos alunos para que os mesmos observassem e discutissem, trabalhando com cada um individualmente sobre a percepção e interação dos mesmos, houve a colaboração da estagiária no auxilio da distribuição das figuras e perguntas levantadas pelos alunos, ao término da atividade recolheu os materiais e os alunos lancharam em sala seguindo para o intervalo. Logo após o intervalo a professora deu-lhes uma folha de sulfite com a pauta relacionada ao conteúdo anterior ao intervalo para eles colorirem, a participação das crianças ocorreu de forma genuína e prazerosa. Ao término da atividade a professora organizou uma roda onde todos puderam participar e cantar algumas músicas infantis até dar o horário de saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.8 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com