TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sócia Histórica e as Ideias de Vygotsky

Por:   •  29/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem sócia histórica e as ideias de Vygotsky

A abrodagem sócio histórica busca a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Vygotsky sempre considerou o homem inserido na sociedade e sua abordagem foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase na dimensão sócia histórica e na interação do homem com o outro no meio social.

Para Vygotsky o homem é moldado pela cultura que ela própria cria; é por meio da relação com o outro que ele se desenvolve.

Os pilares dessa abordagem são: as funções psicológicas do individuo, o funcionamento psicológico e relação homem-mundo.

Um dos conceitos fundamentais da abordagem sócio histórica é o de mediação, ou seja, do processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação. É pela mediação que o individuo se relaciona com o ambiente. Os elementos responsáveis pela mediação são os instrumentos e signos. Os instrumentos é um elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. É o objeto social e mediador da relação individua e o mundo. O signo é um elemento que representa ou expressa outro objeto, evento situação.

É por meio dos signos, da palavra dos instrumentos que ocorre o contato do individuo com a cultura. Nesse sentido, a linguagem é o principal mediador a formação e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois carregar em si os conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana. A linguagem materializa e constitui as significações construídas no processo social e histórico.

Outro ponto importante no desenvolvimento das funções psicológicas superiores é o papel desempenhado pela aprendizagem. Para que o individuo se desenvolva em sua plenitude, ele depende da aprendizagem que ocorre em determinado grupo social, pela interação com seus membros. Aprendizagem é encarada como processo que antecede o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com