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TRABALHO SOBRE ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA - VYGOTSKY

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Por:   •  24/8/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

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TRABALHO SOBRE ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA - VYGOTSKY

3) Quais os tipos de elementos mediadores entre o homem e o mundo? Explique e dê exemplos de cada um deles.

Vygostky aponta dois tipos de elementos mediadores: o primeiro são os instrumentos. Ao se interpor entre o homem e o mundo, eles ampliam as possibilidades de transformação da natureza, assim, o machado permite um corte mais afiado e preciso, uma vasilha facilita o armazenamento de água, etc. Alguns animais, sobretudo primatas, podem até utilizá-los eventualmente, mas é o homem quem concebe um uso mais sofisticado como guardar instrumentos para o futuro, inventar novos e deixar instruções para que outros os fabriquem. O segundo elemento mediador é o signo, este é exclusivamente humano. A linguagem, por exemplo, é toda composta de signos, a palavra cadeira remete ao objeto concreto cadeira, o ser humano ao conhecer o objeto, como a cadeira, por exemplo, logo poderá imaginar uma ao ouvir ou ler a palavra cadeira. Outros exemplos de signos são símbolos utilizados para informar ou alertar como as placas de trânsito, placas que distinguem o sanitário masculino do feminino, dentre outras. Para o homem, a capacidade de construir representações mentais que substituam os objetos do mundo real é um traço evolutivo importante, pois possibilita libertar-se do espaço e do tempo presentes, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, fazer planos e ter intenções,

2. Vygotsky fala que a mediação está presente em toda atividade humana. Defina o que é mediação e porque é importante a partir da perspectiva Sócio-histórica

Mediação significa a ação que se interpõe entre o sujeito e o objeto de conhecimento, e é pela mediação dos recursos sociais que o indivíduo conhece o mundo e constrói sua representação do real. Este conceito é importante a partir da perspectiva sócio-histórica uma vez que esta visa caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como estas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um indivíduo. Desta maneira, o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana é considerado como um processo de apropriação pelo homem da experiência histórica e cultural. O organismo e o meio exercem então influência recíproca, e o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas numa determinada cultura. Assim, o processo de formação do conhecimento se dá a partir das interações e desta forma todo objeto de conhecimento é cultural e está presente na rede das relações sociais por mediação de símbolos e signos (palavras).

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