TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academia da terceira idade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.165 Palavras (17 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 17

A empresa

A Vintage Fitness possui um conjunto de equipamentos com funções projetadas especialmente para uso de idosos, com aulas específicas de fortalecimento muscular. Além disso, há uma equipe especializada de fisioterapeutas que dão todo o suporte necessário no manuseio dos aparelhos. Somando-se a todos esses serviços, os alunos também terão aulas de dança, um momento de descontração e alegria, e ao mesmo tempo estão ativamente dispostos.

A Vintage Fitness tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida à população de Uberlândia pertencente à melhor idade. A prática regular de exercícios físicos contribui no aprimoramento da saúde, controle, prevenção e tratamento de doenças, além de proporcionar inúmeros benefícios psicológicos e sociais.

Introdução

Este trabalho busca elaborar um plano de negócios para abertura de uma academia de ginástica para terceira idade na cidade de Uberlândia - MG, pois observamos a necessidade de uma nova academia com diferencial em seu público alvo, que busca manter a forma e a qualidade de vida. E para sua maior satisfação, buscamos oferecer um ambiente diferenciado e especial exclusivo para este segmento.

        Além disso, qualidade de vida, saúde, boa forma e autoestima estão diretamente ligadas à prática regular de exercícios físicos, os quais são temas fortes e constantes da atualidade, conscientizando a todos de sua suprema importância. Desta forma, compreende-se que são diversos fatores favoráveis ao sucesso na abertura deste negócio, porém têm-se consciência de que é necessário um estudo aprofundado para obtenção de outras informações relevantes.

Este projeto justifica-se pelo fato de que a cidade de Uberlândia possui mais de 60 mil pessoas com idade superior a 60 anos, esses números revelam que a população uberlandense está envelhecendo e atrelado a esse fato, as pessoas buscam uma qualidade de vida cada vez melhor. (IBGE, 2010). Percebe-se na atualidade o aumento e conscientização em relação à busca pela qualidade de vida, saúde e outros fatores relacionados às mesmas.

Até 2030, os mineiros devem ganhar mais 3 anos e meio na expectativa de vida, que deve passar de 76,41 anos em 2013 para 79,99 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo não contemplou os municípios, mas a longevidade uberlandense em 2010, apontada pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado em agosto de 2013, já era de 78,09 anos – maior que a de Minas Gerais em 2013 – e representou um aumento de 10,8% em 20 anos. Especialistas ouvidos pela reportagem do Correio de Uberlândia afirmaram que esse crescimento deve continuar, o que significa que a expectativa de vida da população da cidade para 2030 pode chegar a 86,52 anos.

A qualidade de vida é o principal fator para o aumento da expectativa de vida, de acordo com o médico geriatra Ariovaldo José Pires. “As pessoas têm mudado o estilo de vida, se cuidando mais e equilibrando a saúde física, mental e espiritual. Não adianta aumentar a idade se a qualidade de vida não for boa, pois aumentam as doenças crônicas degenerativas. O maior fator de risco da demência, por exemplo, é a idade”, afirmou Pires.

A crescente demanda por produtos e serviços especializados para terceira idade com altíssima qualidade, eficiência, eficácia e responsabilidade fez que investíssemos em uma empresa com programas exclusivos de atividades físicas direcionadas a esse público.

        Além disso, o presente projeto também se justifica pela sua originalidade, pois não foi encontrado nenhum projeto sobre plano de negócio para abertura de uma academia somente para a terceira idade na cidade de Uberlândia - MG no acervo da Biblioteca da FPU (Faculdade Politécnica de Uberlândia).

        Desta forma, este projeto se torna viável pelo interesse acadêmico perante o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Administração e principalmente pelo fato de adquirir novos aprendizados, essenciais na vida de um administrador.

Resumo Executivo

Esse plano de negócio refere-se a uma academia de ginástica direcionada às pessoas da terceira idade, atendendo também o público em geral. Além de aulas de ginástica, de musculação e de dança, a empresa oferece serviços de saúde e de fisioterapia com foco principalmente nesse segmento pertencente à classe média baixa e alta.  

Com o aumento de pessoas da terceira idade e a procura das mesmas por uma vida mais saudável, deixando de serem sedentárias, cresce a demanda por academias que atendam as suas necessidades. Ao realizar-se uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seguimento de negócio, pudemos constatar uma carência nesse setor e uma oportunidade de negócio e um público alvo com uma demanda pelo serviço direcionado às atividades específicas para a terceira idade, como massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Essa empresa será conhecida como Academia Vintage Fitness – Centro de Saúde e Lazer para a Terceira Idade – localizado na cidade mineira de Uberlândia e funcionará no local estratégico do bairro Santa Mônica, inicialmente, de segunda à sexta das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 16h.         

A constituição da empresa se dará com recursos próprios e de terceiros, provenientes de seus quatro sócios: Amanda Ribeiro, Paula Freitas, Joenilson Gonçalves e Ricardo Teodoro. Todos possuem participações e responsabilidades sócias igualitárias na constituição da empresa e recursos de financiamentos de bancos e investidores. A previsão de investimento inicial é de R$ 300.000,00 e estimamos um espaço físico para a empresa de 300 metros quadrados, o qual exige capital de giro de R$ 60.000,00 para iniciar o negócio.  

Com a diversificação do negócio, pretendemos neutralizar a ação da concorrência, visando aumentar o faturamento, oferecer algo inédito na cidade de Uberlândia, ser referência em centro de saúde e lazer para idosos, ter o melhor atendimento especializado e garantir a constante satisfação do cliente.

Enunciado do projeto

Criação de uma empresa voltada para a prestação de serviços com suporte e foco no segmento de pessoas com mais de 60 anos, uma das forças mais poderosas do mercado. A execução dos serviços é oferecida na empresa, individualizado ou em grupos, contando com profissionais graduados e oferecendo um agradável espaço interno com boa distribuição da aparelhagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com