TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estratégica

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo do tempo os acadêmicos estudaram o processo de formulação da estratégia usando diferentes abordagens. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em sua obra “Safári da estratégia” conseguiram sistematizar esses estudos em dez escolas do pensamento estratégico. Cada uma das dez escolas apresenta uma maneira diferente de formular e/ou formar estratégias.

QUESTÃO PROPOSTA:

Faça uma análise comparativa das Escolas do Design, do Planejamento e do Posicionamento e apresente as principais contribuições de cada Escola para a atual gestão das empresas.

Resposta:

Análise Comparativa

A Escola do Design acredita que a criação da estratégia dá-se pela combinação necessária entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente.

A Escola do Planejamento retrata uma grande parte das ideias da escola do design, adicionando o ponto de vista de que o processo estratégico é formal e não somente cerebral. Ou seja, o processo estratégico é sustentado por planos operacionais, programas e orçamentação.

A Escola do Posicionamento tem a concepção da estratégia vista como um processo analítico. O administrador utiliza-se de fatos passados e dados estatísticos para planejar o futuro.

Contribuições Para a Gestão das Empresas

Na Escola do Design é utilizada a Matriz SWOT para fazer a análise do ambiente, que serve para criar a base da estratégia da empresa.

Na Escola do Planejamento, a partir da análise das atividades de um determinado setor é possível checar os pontos que podem ser melhorados na empresa, como por exemplo, melhorar a programação dessas atividades para alcançar maior produtividade.

A escola de posicionamento não se difere radicalmente das premissas da escola de planejamento é da escola d design. O que destaca nesta escola é a idéia única é revolucionária para o melhor é para o pior. A escola de posicionamento é a de design não impõem limites sobre as estratégias que eram possíveis, em qualquer situação, já a escola de posicionamento afirma que poucas estratégias- chave como posições no mercado são desejáveis, em uma determinada indústria as que podem ser difundidas contra concorrentes atuais e futuras.Entende-se sobre as premissas da escola de posicionamento que as estratégias são posições genéricas, especificamente comuns é identificáveis no mercado, o mercado econômico é competitivo ect.

A primeira onda que consiste nas máximas militares diz que para se focar de fato na seleção de estratégias específicas como posição tangível em contextos competitivos, a escola de posicionamento precisa ser reconhecida como sendo muito mais antiga que outra forma se poderia supor, sabendo que ela é de longe a escola mais antiga de formação de estratégia, uma vez que os primeiros registros escritos sobre estratégia sejam de mais de dois mil anos por posições específicas no contexto militar.O melhor destas escrituaras também está entre os mais antigas que é a de Sun Tzu que foi escrito por volta de 400 a.c, o mais recente é influente é o de von Clauseuitz que foi escrito o século passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com