TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de produção

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo capítulo 5 – Layout

Um layout pode ser demonstrado através de três passos: localização da unidade industrial; determinação da capacidade e sem seguida layout da empresa.

A capacidade de produção é dada através de um conjunto de fatores. Não basta apenas analisar a projeção de vendas, deve-se analisar a capacidade financeira da empresa, para que dessa forma se determine a quantidade de turnos. É imprescindível a identificação dos “gargalos”, estes são a parte do processo em que limitam essa capacidade.

Para elaboração de um layout, é feito á principio o planejamento do todo e depois das partes e o planejamento do ideal, vindo em seguida o prático. Sendo assim, pode-se iniciar a implantação levando em consideração a quantidade que será produzida, número de máquinas determinado, em seguida é definido o tipo de layout.

Essa elaboração é uma operação que envolve muitas áreas dentro da empresa, à vista disso é necessário utilizar o conhecimento de todos para determinar as soluções.

Além disso, algumas informações como, características do produto, qualidade do produto e material, espaço necessário para equipamento, estoque, expedição entre outros, são de extrema importância na formação de um layout.

Na identificação dos materiais é utilizado a carta multiprocesso e fluxograma, para a análise de proximidade é utilizado o diagrama de relacionamentos.

Tipos de layout

- Layout por processo ou funcional

Esse tipo de layout pode ser caracterizado pela flexibilidade em atender as mudanças do mercado, os processos e equipamentos são desenvolvidos na mesma área e o produto se move até chegar a cada processo em sua singularidade.

Desenvolvimento do Layout

É de maneira fundamental que os custos com transporte e material sejam controlados e diminuídos. Esses materiais devem ser destinados à outros setores como: controle de qualidade, manutenção, almoxarifado entre outros.

Esses locais necessariamente aderem á quantidade de equipamentos.

Avaliação do layout

É feita através de níveis quantificáveis (custo do transporte e materiais) e não quantificáveis.

Custo do transporte: Cij x Dij x Qij

Cij: Custo para transporte de uma unidade entre a origem i e o destino j

Dij: Distancia entre a origem e destino

Qij: Quantidade transportada entre a origem e destino

- Layout em linha

As máquinas são colocadas em sequencia de atividades e são executados sem caminhos alternativos através de postos de trabalho. Tem valor elevado de investimento e é apropriado para produções não muito diversificadas. O que se busca nesse tipo de layout é a otimização do tempo.

Balanceamento de linhas de montagem para produto único

No inicio de tudo é determinado o ciclo e o tempo do ciclo (TC), em intervalos de duas peças.

TC= tempo de produção/quantidade de peças no tempo de produção

Desse modo, pode-se determinar o número mínimo de trabalhadores:

N= tempo total para produzir uma peça na linha/tempo de ciclo

- Layout celular

Nesse layout as diferentes máquinas fabricam o produto todo em apenas um local. É extremamente flexível, além de versátil devido a diminuição do transporte. É um layout baseado no trabalho cooperativo, são necessários então a formação de famílias de peças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com