TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm estratégica

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

  1. Problema, Tópicos de Pesquisae Plano de Estudo

Após leitura e análise da situação problema, identificamos como problema: Definição da cadeia de valor através das análises dos recursos, capacidades e competências.Para isso pesquisamos os conceitos, que foram divididos da seguinte maneira: Recursos – Thiago Braz e Sergio;Competências – Thiago Nunes; Capacidades – Felipe; Cadeia de Valor – Guilherme e Gabriel.

  1. Conceitos Relevantes

Segundo Wright, Kroll e Parnell (2000) após a definição da missão da empresa é realizada uma análise SWOT, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, e a partir da capacidade e dessas informações, torna possível a correção bem como o estabelecimento de estratégias adequadas a situação atual levantada. Serão os pontos fracos e fortes que irão constituir três tipos de recursos, sendo eles: recursos humanos (experiências, capacidades, conhecimentos, habilidades, julgamento de todos os funcionários da empresa), organizacionais (sistemas e processos da empresa, estratégias, estrutura, cultura, administração de compras e materiais, produção, operações, marketing entre outras áreas da composição de uma empresa) e físicos (instalações e equipamentos, rede de distribuição e tecnologia, acesso a matéria-prima). Esses três recursos em conjunto irão resultar em uma vantagem competitiva sustentada, ao que se refere a estratégias que não podem ser copiadas pelos concorrentes da empresa, proporcionando altos retornos financeiros.

Wright, Kroll e Parnell (2000) afirmam que recursos humanos podem ser analisados em três níveis, conselho de administração, alta administração e administração média, supervisores e funcionários. Destes o topo da hierarquia é o conselho de administração, em que estão envolvidos nos assuntos corporativos e conseguem influenciar materialmente a eficácia de uma empresa. A alta administração surge em seguida, como responsáveis por estabelecer e comunicar para a empresa uma visão que reúna as necessidades e desejos dos stakeholders, assumindo o papel de dirigentes desinteressados, se preocupando com os objetivos dos stakeholders.  E por fim a administração média, supervisores e funcionários que são responsáveis por ocupar e fazer acontecer grande parte das operações planejadas em uma estratégia, sendo singulares e dependendo de uma sinergia especifica que resultem em uma boa combinação dos recursos humanos com os recursos físicos e organizacionais, refletindo os programas de recursos humanos da empresa.

As decisões tomadas por administradores em termos de recursos, capacidades, e competências essenciais têm influência significativa sobre a habilidade de uma empresa em desenvolver vantagens competitivas e auferir retornos superiores à média. Ainda afirma ser necessário identificar as competências essenciais da empresa antes que ela própria possa tomar decisões estratégicas importantes, inclusive as relacionadas com o ingresso em um mercado. As decisões estratégicas sobre os recursos, capacitações e competências essenciais da empresa influenciam a capacidade da organização em obter ganhos acima da média. Identificar, elaborar, distribuir e proteger recursos, capacitações e competências essenciais não é tarefa fácil. Além disto, estas questões estão internacionalizadas cada vez mais. Identificar as competências essenciais da organização é essencial antes de se tomar importantes decisões organizacionais. (HITT ET AL., 2008)

De acordo com Hitt et al. (2008) as capacidades são representadas pela habilidade que a empresa tem de organizar os recursos que foram integrados propositadamente para alcançar uma condição final desejada, surgindo com o tempo por meio de interações complexas entre recursos tangíveis e intangíveis.

Wright, Kroll e Parnell (2000) diz que os recursos organizacionais são dependentes de uma boa adequação dos recursos com as estratégias da empresa, assim como saber se eles são suficientes para implementa-las. E os recursos físicos são as tecnologias, equipamentos, maquinários, redes de distribuição, bem como a sua capacidade para atender demanda. O autor ainda salienta que vale lembrar que a teoria resource-based diz que deve haver ênfase na combinação única de recursos humanos, organizacionais e físicos de uma empresa, onde a medida que a empresa adquire recursos adicionais, novas sinergias vão ocorrer entre os recursos que já existem e os novos recursos, sendo esta combinação singular de recursos o que irá diferir uma empresa das demais.

Hitt et al. (2008) explica que os recursos são entradas no processo de produção da empresa, segue exemplos: Equipamentos, habilidades dos colaboradores, finanças, gerentes, etc. Os recursos podem ser divido entre tangíveis e intangíveis.

Segundo Hitt et al. (2008), os recursos tangíveis são bens que podem ser vistos e quantificados e possui quatro tipos: Recursos Financeiros (capacidade de levantar capital, habilidade da empresa em gerar fundos internamente), Recursos Organizacionais (estrutura formal de comunicação da empresa e seus sistemas formais de planejamento, controle e coordenação), Recursos Físicos (Grau de sofisticação e ponto de localização da fábrica e dos equipamentos da empresa, acesso a matérias primas), Recursos Tecnológicos (Estoque de tecnologia, patentes, marcos registradas, direitos autoras e segredos comerciais).

Os recursos intangíveis são bens que se encontram enraizados na empresa, composto por três tipos: Recursos Humanos (conhecimentos, confiança, capacidade gerencial, rotinas de organização), Recursos de Inovação (ideias, capacidade cientifica, capacidade de inovar), Recursos de Reputação (reputação junto aos clientes e junto aos fornecedores). Os recursos intangíveis são uma fonte superior e mais potente, pois o êxito de uma empresa depende muito dos seus recursos intelectuais e de sistema. Os recursos intangíveis são difíceis dos concorrentes tentarem imitar, o que traz uma vantagem competitiva nesse tipo de recurso. Nesse caso, é interessante que esses recursos sejam compartilhados entre todos da empresa, pois quanto mais colaborador ter conhecimento, maior o benefício para a empresa (HITT, 2008).

Para Wright, Kroll e Parnell (2000) os colaboradores que possuem o poder de decisão têm o desafio de entender o valor estratégico dos recursos na empresa. O valor estratégico é indicado pelo grau de contribuição de desenvolvimento das capacidades, competências e de uma vantagem competitiva. Os recursos são a fonte de capacidade da empresa e são elementos essenciais no desenvolvimento da vantagem competitiva. O autor afirma que capacidades são combinações exclusivas dos recursos tangíveis e intangíveis de uma empresa e são resultados daquilo que a empresa será capaz de fazer como fruto de equipes de recursos trabalhando em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com