TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administacao12

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO ERÉTIL MASCULINA:

Definição:

A disfunção erétil masculina é a incapacidade em obter ou manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a relação sexual.

A incidência de disfunção erétil é bastante alta. Na faixa dos 40-70 anos, os homens já apresentam algum grau de disfunção e a prevalência aumenta com a idade. Porém também pode ocorrer nos jovens.

É considerado um problema de saúde pública que deve ser discutido para o desenvolvimento de novos medicamentos.

A ereção um fenômeno neurovascular. Assim, patologias de vasos ou nervos agravam a disfunção erétil, como DM e hipertensão.

Ereção:

Estimulo nervoso  aumenta a irrigação  RELAXA o corpo cavernoso  ocorre venoconstrição para manter o sangue dentro do corpo cavernoso

Priapismo:

É uma ereção prolongada e dolorosa que ocorre porque o sangue fica retido no corpo cavernoso. A priori, a punção é perigosa pelo risco de lesão do corpo cavernoso, sendo assim não é a primeira opção. Deve ser tratado com heparina, gelo ou um vasoconstritor. Se não der certo, pode drenar com cuidado.

Esta desordem é comum em paciente com disfunção erétil e que administra medicamentos para estimular a ereção por injeção intra-cavernosa.

Hoje se avalia a disfunção erétil através do Doppler, em que se pode ver o fluxo sanguíneo na artéria cavernosa e detectar se o problema é de origem vascular ou não.

Causas:

  • Psicogênicas: depressão, ansiedade etc. (20%)
  • Orgânicas (maioria): vasculares (40%), DM (30%), induzida por medicamentos (15%- os tiazídicos principalmente), cirurgia pélvica/trauma (6% - cuidado na prostatectomia, principalmente por via suprapúbica), neurogênica (5%), endócrina (3%) e outras (1%).

Existem patologias que formam fibrose fora do corpo cavernoso, e o pênis começa a apresentar certa angulação, ou seja, um desvio para direta, para esquerda, para baixo, que é a chamada doença de Peyronie.

Regulação periférica:

Mediadores Contráteis: Antagonistas α1:

O tônus adrenérgico (simpático) e a estimulação dos receptores α1 gera a absorção de Ca+2 pela musculatura lisa, permitindo a contração muscular através da ativação da Rho-quinase. Como o músculo cavernoso tem que RELAXAR para que ocorra a ereção, a administração de antagonistas α1 é usada para tratar a disfunção erétil por via intracavernosa.

  1. Noradrenalina (NA)
  2. Rho A
  3. Endotelina 1 (ET-1)
  4. Prostaglandina F2alfa (PGF2alfa)
  5. Tromboxano A2 (TXA2)
  6. Angiotensina II

A noradrenalina é o único clinicamente relevante:

        - Fentolamina (tem via intracavernosa e oral [eficácia baixa])

        - Fenoxibenzamina (só via intracavernosa)

Mediadores Relaxantes:

  1. Oxido Nítrico (NO): sua liberação na musculatura lisa estimula a enzima guanilato ciclase, aumentando a síntese de GMPc, que promove o relaxamento da musculatura lisa. O GMPc é degradado pela enzima PDE5 (fosfoiesterase 5). Aumentar a meia vida do GMPc pode ser feito através de inibidores de PDE5 para tratar a disfunção erétil, pois aumenta a capacidade de relaxamento da musculatura.
  2. Acetilcolina (ACh)
  3. Neuropeptídeos (VIP, CGRP)
  4. Prostaglandina E1 (PGE1): tem por via intracavernosa e intrauretral (pode causar uretrite)
  5. Histamina: a histamina tem vantagem sobre a Fentolamina, pois gera uma ereção mais fisiológica, de curta duração, reduzindo a incidência de priapismo.
  6. ATP/adenosina
  7. H2S e SO2

Inibidores de PDE5:

Causam relaxamento do corpo cavernoso através da inibição da PDE5 e consequente aumento da meia vida do GMPc. São eles:

        - Sildenafil (Viagra)[pic 1]

        - Verdenafil (Levitra)

        - Tadalafil (Cialis)  Meia vida maior (12 horas)

        - Carbonato de Lodenafil (Helleva)  Meia vida curta (4h)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com