TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Seminário: Administração Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Administração Financeira

Com o aumento da competitividade a administração financeira, assim como a empresa, tem passado por muitas mudanças, principalmente quanto a sua função. O foco da administração financeira, na atualidade, deve ser o processo decisório e as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio da empresa (SANVICENTE, 1987).

A gestão financeira são ações e procedimentos administrativos que visão o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio. É muito comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, análise e o planejamento para

aperfeiçoar resultados.

Tracy (2000) diz que para sobreviver, uma organização deve gerar caixa suficiente para custear suas operações, ter ferramentas para manter a sua saúde financeira e ser lucrativa. Contudo, antes de se apurar o lucro, é necessário o capital para o custeio das operações e para definir onde o mesmo será aplicado, além disso, é necessário também acompanhar diariamente o fluxo financeiro da empresa (ROSS, WESTERFILD, JORDAN, 1998).

A administração financeira está relacionada com a maneira pela qual uma organização obtém, direciona e controla os seus recursos financeiros, alcançando os objetivos e metas organizacionais ( ZDANOWICZ, 2004).

A importância do gestor da administração financeira fica evidente, pois é ele quem toma as decisões e promove o controle das finanças, mas não deve ser responsabilizado pelo sucesso

Ou fracasso da organização, pois ele não a administra sozinho.

De acordo com Tracy (2000, p.19), os objetivos organizacionais “[...] dependem do bom desempenho de todas as funções gerenciais.” Zdanowicz (2004) acrescenta ainda que a administração geral da empresa, através de suas políticas, influencia decisivamente na forma

Como a organização cuida de suas finanças.

O principal papel do administrador financeiro é cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de planejamento dos recursos financeiros. De

Acordo com Groppelli e Nikbarkht ( 1999, p.21).

“fluxo de caixa é uma medida de liquidez da empresa que consiste no lucro líquido mais despesas não desembolsáveis (tais como despesas de depreciação).”

A função da administração financeira é criar mecanismos de análise e controle, orientando e influenciando nas tomadas de decisões, resultando em um retorno financeiro para a empresa sendo que o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. (GITMAN, op. cit., p. 16).

...lucro é a melhor medida do sucesso da administração de uma entidade de negócios em uma

economia competitiva ( Guerreiro, 1989, p 194)

Firma Individual – É um negócio que opera para seu próprio lucro, pertencendo a uma pessoa. Em trono de 75% de todas as empresas são de firma individual. A firma individual é um pequeno negócio. Os proprietários, juntamente com alguns empregados, operam o negócio. O capital vem de recursos pessoais ou através de empréstimos e são responsáveis por todas as decisões do negócio. O proprietário individual tem responsabilidade ilimitada, o total de seus ativos, não meramente o montante originalmente investido, pode ser exigido para cobrir dívidas de negócios. A maioria opera no setor de vendas por atacado, varejo, serviços e construção.

Sociedade Limitada – Consiste de dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Sociedades que perfazem em torno de 10% de todos os negócios são tipicamente maiores do que sociedades anônimas. Empresas de finanças, seguros e de bens imóveis são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com