TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Tese: Administração Financeira e Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Administração Financeira e Orçamentária?

A administração financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que englobam o planejamento, análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, analisando as melhores opções existentes para a condução financeira da empresa.

A maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência por de informações financeiras para o controle e planejamento financeiro. As decisões devem ser tomadas com base nas informações do balanço patrimonial.

Basicamente a função financeira dentro de uma empresa esta ligada com a decisão de se fazer um investimento.

A função financeira abrange diversos outros aspectos. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo, pois os dias, meses, anos ou décadas. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com ou sem fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc. Tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

O valor do dinheiro no tempo

As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro. Eles devem, então, comparar os valores das somas de dinheiro em diferentes datas. Para fazer isto é requerido um entendimento perfeito dos conceitos de valor do dinheiro no tempo e das técnicas de fluxo de caixa descontado apresentadas neste curso e que será continuada no 4º ano.

O valor do dinheiro no tempo (VDT) se refere ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do porquê isto é verdadeiro. Primeiro, dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.

O valor do dinheiro esta ligado diretamente ao tempo, de forma que, é correto afirmar que quanto mais elevado for um período, maior será a ação de agentes externos, ou ainda, as influencias de fatores macroeconômicos em relação ao poder aquisitivo da moeda específica.

A inflação contida em qualquer sistema de economia capitalista, é um fator determinante na relação entre o dinheiro e o tempo, pois, determinada quantia em dinheiro no mês de março de um ano não possui o mesmo valor aquisitivo no mês de março do ano seguinte. Primeiramente existe a necessidade de levarmos em consideração as taxas de inflação presentes no capital no intervalo do tempo ocorrido.

Outra forma simplificada para entendermos esse fato é considerar que a taxa de inflação ocorrida no período gera aumento dos preços nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com