TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira no Ambiente Empresaria

Seminário: Administração Financeira no Ambiente Empresaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1- Administração Financeira no Ambiente Empresarial

 Administração Financeira

A literatura sugerida para esta etapa, propõe um estudo que parte dos objetivos das organizações no ambiente empresarial em que estão inseridas, utilizando atividades de investimento e financiamento que são planejadas, controladas e analisadas por administradores financeiros, que têm também por obrigação uma participação ativa na tomada de decisão a cerca destas atividades diante de sua visão holística da organização. Também é assunto importante neste processo, o entendimento do regime de caixa e competência, que segundo nossos entendimentos e também dos autores são complementares entre si.

 Questões:

1. Qual o é objetivo de uma empresa?

Resposta: Tendoem vista o risco assumido pelos sócios acionistas ou cotistas, quando injetam capital em uma empresa, seja ela enquadrada em qualquer um dos tipos possíveis, uma empresa deve, através de seus gestores, sempre procurar um excedente financeiro que possibilite o cumprimento de suas obrigações sociais por meio de geração e pagamento de impostos, remuneração adequada aos seus colaboradores, pagamento de dividendos bem como reinvestimento com intuito de fortalecer e consequentemente se valorizar em relação ao mercado, para com isso garantir um retorno esperado pelos seus investidores e compensado o risco assumido.

2. Explique as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

Resposta: Para a administração financeira as atividades de investimento são entendidas como sendo aplicação de recursos correntes em caráter temporário, ou permanente, com a intenção de colaborar com as atividades operacionais da organização. Normalmente são classificadas em contas patrimoniais do ativo em investimentos temporários ou ativo permanente. Como exemplo podemos tomar as compras de máquinas e equipamentos, aplicações financeiras, móveis e utensílios, frota de veículos, entre outras.

Já atividade de financiamento é entendida como obtenção de recursos de capital para que os investimentos sejam viabilizados, ou seja, abertura de ações e emissões de debêntures no mercado de capital, empréstimos bancários, aumento do capital social. Os financiamentos são contabilizados normalmente em contas patrimoniais do passivo e patrimônio líquido.

3. Quais asfunções do administrador financeiro?

Resposta: A administração financeira, seja ela exercida por uma equipe ou por uma pessoa (administrador financeiro), tem por função, através de seus conhecimentos técnicos e visão global do negócios, analisar, planejar e controlar as atividades de investimentos e financiamentos para obtenção de resultado, fornecendo informações necessárias nas tomadas de decisões.

4. Qual a diferença do Regime de Competência e do Regime de Caixa?

Resposta: O regime de competência tem por objetivo registrar fatos contábeis no momento em que eles são assumidos, e não no momento da transação financeira. Por exemplo, uma venda é registrada contabilmente no memento da emissão do documento fiscal de venda, e não no momento do seu recebimento, que pode se dar a prazo. O mesmo ocorre com as atividades de compra, que são registradas no recebimento das mercadorias e não no momento do seu pagamento. O regime de competência tem por característica coincidir com o ciclo econômico da organização.

Já o regime de caixa tem por intenção registrar os momentos de entrada e desembolso de recursos com o intuito de projetar os momentos em que serão necessários mais capital para financiar as atividades de operação, ou os momentos de excedente de capital. Este tem por característica coincidir com o ciclo financeiro da organização.

Os dois métodos adotados não tornam inviável a utilização do outro, mas sim se completam. Os dois tem suas importâncias dentro do ambiente econômico financeiro. Não adianta uma organização gerar lucro econômico, e não podercumprir com suas obrigações nas datas previstas, e vice versa, de que adiantaria uma empresa pagar todas suas contas em dia, mas no final do mês apurar prejuízo e reduzir seus capitais investidos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com