TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira em um ambiente de negócios

Projeto de pesquisa: Gestão financeira em um ambiente de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

01. Introdução

Uma empresa pode ter qualidade no produto, uma rentabilidade ótima e ter um reconhecimento no mercado e mesmo assim vir à falência, por tomadas de decisões erradas da administração financeira, assim, portanto a Administração Financeira tem como objetivo de aumentar a rentabilidade possível sobre o investimento realizado pelos sócios ou acionistas, controlar de forma eficaz o planejamento, a análise de investimentos, a análise de financiamento e visando sempre o desenvolvimento contínuo da organização, evitando gastos desnecessários, desperdícios, e outros.

O administrador financeiro deve entender de contabilidade, ter conhecimento em economia, e interagir com outros departamentos, pois o seu papel tem suma importância na organização, é ele que irá orientar a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, fazer previsões úteis para tomada de decisões, aumentar os investimentos, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, observando os melhores caminhos para a condução financeira dos negócios, proporcionando o crescimento, o desenvolvimento e a estabilização.

Etapa 01-Administração Financeira no ambiente empresarial

Administração Financeira-Questões

01. Qual o objetivo de uma empresa?

O objetivo de uma empresa é o aumento de seu valor de mercado, aumento da riqueza do acionista (que é o investimento feito por proprietários/acionistas que devem produzir um retorno compatível com o risco assumido) e a geração de lucro e caixa que é importante para que uma empresa cumpra sua função social. Assim tornando a empresa com uma Liquidez (a capacidade que a empresa tem de tornar em dinheiro seus ativos), Rentabilidade (Grau de rendimento proporcionado por determinado investimento) e a Geração de Valor Interna (através de mão-de-obra, matérias-primas, equipamentos e tecnologias, são recursos que entram na empresa e, que processam bens e serviços e ainda são vendidos por um preço superior aos de custo) e a Externa (é a imagem junto ao mercado, depende de especulações e compras de ações).

02. Explique as atividades de Financiamento e Investimento para a administração financeira.

O Financiamento emprega o dinheiro em troca de uma garantia como um bem, (casa, carro, máquinas) com altas taxas de juros e o Investimento emprega o dinheiro visando um retorno financeiro. As decisões de financiamentos são tomadas para a captura de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e longo prazos e a estrutura de capital. O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em tesouraria e controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o título de gerente financeiro.

03. Quais as funções do Administrador Financeiro?

As funções do Administrador financeiro são a análises, planejamento, controle financeiro, tomadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com