TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O meio ambiente e as esferas de atividade de gestão financeira

Seminário: O meio ambiente e as esferas de atividade de gestão financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

WEB-AULA 1

Ambiente e Áreas de Atuação da Administração Financeira.

Olá, pessoal!!!! Estou feliz em poder estar aqui com vocês, apresentando este tema tão pertinente e com certeza muito usual profissionalmente falando.

Inicialmente falaremos sobre a administração financeira e seu papel fundamental dentro e fora das organizações e suas áreas de atuação.

Então, vamos lá... Um ótimo estudo a todos!!

Administração Financeira

É a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, à economia e à contabilidade.

Pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada. No decorrer do tema, você constatará a relação entre a administração financeira e Economia, bem como entre a primeira e Contabilidade. Embora estas disciplinas estejam relacionadas, há diferenças marcantes entre elas.

Administração Financeira e seu Significado

O que é Finanças para você?

Para iniciarmos, primeiramente devemos compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao:

Conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro

Verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico que utilizam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como vital para a empresa, visto que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos, mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

É por falta de planejamento e controle financeiro, segundo o SEBRAE, que muitas empresas quebram no início de sua existência, apresentando insuficiência ou até inexistência de suporte financeiro, sendo indiscutivelmente necessárias informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabilizam estes dados na gestão financeira, devendo ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

O que você acha dos dados do SEBRAE? Você concorda que um planejamento financeiro seja importante?

Administração Financeira e Economia

Depois de saber sobre a administração financeira e seu significado, você vai saber sua diferença com a economia.

A importância da economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e teoria financeira pode ser mais bem descrita em função de suas duas áreas mais amplas: Macroeconomia e Microeconomia. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto a Microeconomia trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos. Cada uma dessas áreas será discutida resumidamente, sendo tratadas suas relações com a administração financeira para que você possa compreender melhor cada uma delas.

• Macroeconomia

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam a estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o administrador financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão. Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o administrador financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as consequências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.

• Microeconomia

As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam a definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis ótimos de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível microeconômico. A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor estão fundamentados na teoria microeconômica. As razões para depreciar ativos também derivam desta área da economia. A análise marginal é o princípio básico que se aplica em Administração Financeira; a predominância desse princípio sugere que apenas se devem tomar decisões e adotar medidas quando as receitas excederem os custos. Quando se verificar essa condição, é de se esperar que uma dada decisão ou ação resulte num aumento nos lucros da empresa.

Em resumo, para que você possa compreender melhor, é necessário possuir conhecimentos de economia mesmo que sejam os básicos para entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com