TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Influência da motivação humana

Abstract: Administração: Influência da motivação humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Abstract  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO I

PONTO 9 – INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA

PRELIMINAR – a motivação procura explicar porque as pessoas se comportam. A Administração Cientifica baseava-se na concepção do HOMO ECONOMICUS, segundo a qual o homem é motivado exclusivamente por recompensas salariais.

OUTRO FATOR MOTIVACIONAL – a experiência de Hawthorne veio demonstrar que o salário não é o único fator motivacional, e que o homem é motivado por recompensas sociais, simbólicas e não materiais.

TEORIA DO CAMPO DE LEWIN

Em 1935 Kurt Lewin já se referia em suas pesquisas sobre o comportamento social ao importante papel da motivação. Para melhor explicar a motivação do comportamento elaborou a Teoria de Campo que se baseia em suas suposições fundamentais:

a) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes

b) esse fato coexistente tem o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as outras partes.

RESUMO – o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico – atual e presente – ou seja, esse campo dinâmico é o espaço de vida que contem a pessoa e o seu ambiente psicológico.

EQUAÇÃO – Lewin propõe a seguinte equação para explicar o comportamento humano:

C = f (P,M)

Onde o comportamento C é função (f) ou resultado da interação entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que a rodeia

NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

PRELIMINAR – a compreensão da motivação do comportamento exige o conhecimento das necessidades humanas. A Teoria das Rel. Humanas constatou a existência de certas necessidades humanas fundamentais e que, por vezes, determinam o comportamento humano.

Assim, as necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo.

ESTAGIO DE MOTIVAÇÃO – ao longo da vida o homem passa por três níveis ou estágios de motivação. À medida que vai crescendo e amadurecendo vai ultrapassando os estágios mais baixos e alcançando níveis mais elevados. Os três níveis correspondem às necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS – são as chamadas necessidades vitais relacionadas com a sobrevivência do individuo – alimentação, sono, atividade física, sexo, abrigo e segurança física.

NECESSIDADES PSICOLÓGICAS – são adquiridas no decorrer da vida e representam um padrão mais elevado de necessidades. São elas: segurança íntima, de participação, de autoconfiança, de afeição.

NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO – é a síntese de todas as outras necessidades. É o impulso de cada um realizar o seu próprio potencial.

LIDERANÇA

A Teoria Clássica não se preocupou muito com a liderança. Já com a Teoria das Rel. Humanas passou-se a constatar a enorme influencia da liderança informal sobre o comportamento das pessoas.

Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal, a experiência de Wawthorne teve o mérito de demonstrar a existência de lideres informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo social coeso e integrado.

IMPORTÂNCIA - a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas.

CONCEITO – é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um objetivo especifico.

ESTILOS DE LIDERANÇA – determinadas teorias estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A principal teoria que procura explicar a liderança através de estilos de comportamento é a que se refere a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática.

ESTILOS DE LIDERANÇA – características

Autocrática Democrática Liberal (laissez-faire)

*apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. *as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder *há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima dolider

*o líder determina as providencias e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo *o próprio grupo esboça as providencias e as técnicas para atingir co alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. * a participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem

*o líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. *a divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. *tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.

*o líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro. *o líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas criticas e elegios. *o líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com