TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Teoria e Pratica

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

1) A privatização da Vale foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra o processo de desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

Argumentos a favor da privatização: desburocratização da empresa, aumento da eficiência e realização de seus objetivos, fuga de manipulação e interesses políticos e aumento e manutenção da saúde financeira e competitividade mundial da empresa.

Argumentos contra a privatização: conflito e interesse social e empresarial, medo da perda do poder soberano do pais em relação aos seus recursos naturais e perda de cargos e benefícios de funcionários do setor publico.

2) Dê exemplo de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demostrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da Vale.

Símbolo, empreendedor, porta voz, negociador, centralizador de poder.

3) De que maneira as habilidades mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnell?

As habilidades foram se tornando relevantes a medida que Agnell iria se deparando com as dificuldades na empresa e ao passar do tempo, que fez Agnell enxergar as necessidades e caminhos a serem trilhados para alcançar o objetivo da Vale.

4) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da Vale?

Conflito de interesse com seus sócios e a má gerencia e burocracia da empresa.

5) Roger Agnelli já planejava o futuro da Vale antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmacao?

Sim.

6) Quais os papeis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da Vale? Dê exemplos de cada um deles.

Símbolo: serve de exemplo e motivação para outros funcionários da empresa.

Empreendedor: saiu de todos os setores que não eram mineração e ampliou o seu portifolio de matéria prima explorada.

Porta Voz: Representou a Vale e Bradesco no mercado intenacional.

Negociador: fechou negócios de exploração internacional na Vale e de conflito de interesse com o Steinbruch durante o Bradesco.

Centralizador de poder: centralizou muitas decisões da organização.

7) Você considera Agnelli um típico administrador brasileiro? Que tracos do sistema brasileiro são evidentes em sua administração da Vale?

Não. Centralizador de poder e Simbulo.

8) Você acredita que a Vale esteja preparada para enfrentar os desafios que se advinham em seu futuro? De que forma Agnelli contribuiu para isso?

Sim. Diferente da maioria dos administradores brasileiros, Agnelli sempre executou políticas de longo prazo, se preparando assim para os horizontes futuros em seus negócios. A Vale não é exceção, com suas políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com