TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração, arte ciência ou profissão

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade analisar, identificar e classificar as diferentes formas de se referir à Administração como um todo. Utilizando como base os vários modos de gerenciar e atuar no campo da Administração e as teorias que relacionam a Administração como ciência, arte ou profissão.

2- DESENVOLVIMENTO

Diversos questionamentos podem surgir frente a esta pergunta. Várias opiniões existem sobre esta questão, sejam opiniões científicas – acrescidas de diversas pesquisas e estudos - ou de pessoas comuns, mas com grande talento e competência para o ato de administrar. Contudo, como podemos definir a administração nos tempos modernos.

Para Frederick Winslow Taylor (precursor do estudo da Administração como ciência) a Administração deve ser tratada cientificamente, daí tomamos a Administração como ciência. Taylor afirma que a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à Ciência. Os princípios de Taylor eram:

1. O Planejamento: Onde os métodos empíricos são substituídos por científicos. O trabalho passa a ser planejado e testado.

2. Preparo dos Trabalhadores: Os trabalhadores são designados as suas funções de acordo com suas aptidões e são treinados para produzirem da melhor e mais eficiente forma possível.

3. Controle: O trabalho é controlado para verificar o desenvolvimento do trabalho e certificar de que está sendo feito dentro dos padrões previamente estabelecidos.

4. Execução: O trabalho é distribuído e responsabilidades são delegadas para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Por outro lado, se falássemos que a Administração é somente ciência, o que explicaria o fato de haver grandes empreendedores e executivos que nunca frequentaram salas de aula.

É isso que nos permite dizer que a Administração não acontece somente através da técnica e da ciência. Administrar vai muito mais além, é preciso desenvolver suas habilidades e competências, como por exemplo, ter espírito de liderança, de negociação, boa comunicação, ser proativo, inovador. Tudo isso são características particulares a cada ser administrador. Desta maneira percebe-se claramente, como um Administrador necessita de muitas habilidades essenciais além das aprendidas em sala de aula para obter sucesso na vida profissional.

Apesar do ato de administrar já ocorrer a muito tempo atrás, a profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965. Por isso também podemos tomar a Administração como profissão, pois é regulamentada e faz parte da nossa sociedade.

3-CONCLUSÃO

Como podemos observar através das análises e teorias, a Administração está mutuamente ligada a arte, ciência e profissão. Os administradores modernos cada vez mais estão inseridos nesse contexto, fazendo de sua profissão como administrador uma arte que se utiliza da ciência. Agregando ainda mais valor ao administrador e à Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com