TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração, ciencia ou arte?

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA OU ARTE?

"Administração é ciência ou arte?" Esta é uma pergunta um tanto quanto polemica que pode gerar uma discussão, curiosidade, e interatividade entre os interrogados. Em uma busca curiosa no dicionário, o significado de administração é “Estudo dos fatos e princípios da arte de administrar”, então a administração é uma arte? Mais seria possível administrar sem ciência? A idéia é desvendar essa pergunta examinando-a, e mostrando analises para que possa haver um bom entendimento e uma resposta objetiva.

O grande problema é a duvida. Por muitos a administração é considerada somente um arte, por outros só uma ciência, e alguns acreditam ser uma arte e uma ciência. Arte porque não se explica e nem procura transformar as coisas, pois, existem grandes empreendedores reconhecidos, que nunca fizeram uma faculdade de administração, e que aprenderam na pratica, e mesmo assim, conseguem gerir seu próprio negócio de modo que, talvez nem um administrador formado gerisse melhor o seu trabalho. Ao mesmo tempo uma ciência, pois estuda e comprova sua eficácia através de suas teorias, e a tecnologia vem inovando cada vez mais os métodos de trabalho, tornando as coisas mais praticas, e de modo eficaz, como por exemplo, há tempos atrás, onde não existiam computadores, documentos e cálculos eram feitos a mão, as condições de trabalho não eram muito boas, o rendimento não era como nos tempos de hoje. E, graças à ciência e suas tecnologias, temos todas as respostas em apenas um clique.

Em minha opinião, entendo que diante destes conceitos, administração é uma ciência e uma arte.  ”A administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.” (Honoré de Balzac). Para que serve a arte? A arte é quem cria e inova. Em uma busca no dicionário do que é arte, temos o seguinte significado: “habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.” E porque é ciência? Estará a ciência tão distante de uma arte? É ciência, pois procura conhecer, explicar, e entender algo que já existe, ou seja, é um ponto indispensável na administração. No dicionário o significado de ciência é: “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.” Ou seja, a arte sempre caminhou com a ciência o traço cultural da busca desinteressada pelo saber 

Assim, o problema de quem diz: "Administração é ciência ou arte?” ambas as respostas estão certas, desde que andam juntas. Nenhum caminho lógico leva a tais leis elementares [da natureza]. Será exclusivamente uma intuição a se desenvolver paralelamente à experiência. (...) Aliás, esses conceitos e princípios se revelam como invenções espontâneas do espírito humano. Não podem se justificar a priori nem pela estrutura do espírito humano [referência às categorias transcendentais de Kant] nem a outra razão qualquer. (...) Mostram a parte inevitável, racionalmente incompreensível, da teoria. (EINSTEIN, 1981 [1931], p. 140, 148). “A “arte” fará com que a “ciência” seja constantemente aperfeiçoada”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com