TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração, ciência, arte ou profissão?

Por:   •  15/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 2

Administração: Arte, Ciência ou Profissão?

Introdução

Segundo Chiavenato, a administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informações e tecnologias – para alcançar objetivos e atingir desempenhos excepcionais. Ou seja, administração é a ação de trabalhar com e através de pessoas utilizando recursos afim de atingir um objetivo. Ela gira em torno de três pilares fundamentais, são eles, objetivos, decisões e recursos. O primeiro pilar são os objetivos, o que queremos fazer, segundo vem as decisões, como vamos fazer, e por fim, os recursos, com o que vamos fazer.

Transformar a informação em conhecimento e este em ação efetiva é a função específica do

Administrador e da Administração. (DRUCKER, 2001).

Administração enquanto Arte

De acordo com G.Terry, arte é "conseguir um resultado desejado por meio da aplicação de habilidade". Assim, pode-se dizer que a administração é uma arte, uma vez que os seus princípios são desenvolvidos por sua aplicação em situações específicas.

Drucker (2001, p.30) aponta que administração é aquilo que tradicionalmente se costuma chamar de arte liberal – “liberal” porque trata dos fundamentos de conhecimento, autoconhecimento, sabedoria e liderança; “arte” porque é prática e aplicação.

Logo, a Administração pode ser considerada arte, pois depende das aplicações de habilidades e conceitos afim de transformar o conhecimento em ação.

Administração enquanto Ciência

Segundo Reinaldo O. da Silva, a ciência é um corpo sistematizado de conhecimento, baseado em certos princípios capazes de aplicação generalizada.

A Administração nos mostra ser ciência quando se utiliza de métodos, procedimentos e conhecimentos técnicos necessários para que ocorra sua utilização em âmbito organizacional, logo, um administrador sem conhecimento não é um administrador.

Entretanto, ela não pode ser considerada uma ciência exata, pois lida com pessoas e estas estão em constantes mudanças, porém, ela pode ser considerada adaptável. Assim como o modo de trabalho não é o mesmo de 100 anos atrás, o modo de administrar não deixa de ser diferente.

Os seres humanos não são padronizados, e os experimentos não podem ser repetidos sob condições padronizadas (Frederick Taylor).

Administração enquanto Profissão

Como profissão, a administração compreende a elaboração de relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização, tais como: pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral bem como outros campos.

Chiavenato (2004, p.4), diz que a atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com