TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Cargos e Salários

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

MBA Executivo em Administração com Ênfase em Recursos Humanos

Discente: Nayara Flores Araujo RGM: 722.612

Disciplina: Plano de Cargos e Salários

Professor Esp. Neil Garcia Romeiro

Pólo de  Dourados

Aula 01 – Administração de Cargos e Salários

ATIVIDADES

  1. Apresente o seu entendimento sobre o princípio da isonomia salarial e dê exemplo.

Pelo princípio da isonomia salarial, todos os empregados que estejam nas mesmas condições de serviço, devem receber o mesmo salário. A legislação determina que, sendo idênticas a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderaÏ salário igual, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade. Para esse fim, deve ser considerado como trabalho de igual valor aquele realizado com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço nafio seja superior a dois anos.

Exemplo: um homem no cargo de gerente não pode ganha mais que uma mulher no mesmo cargo e funções somente por ser homem.

  1. O salário pode funcionar como um fator motivacional para o empregado? Explique com suas palavras.

 O salário não deixa de ser um fator motivador, pois a pessoas trabalham para poder ter um poder aquisitivo para poder realize seus sonhos e necessidades. Deste modo, pode o salário ser um meio à auto realização e um modo de conseguir estima social bem como aquilo que possibilita a sobrevivência do trabalhador. É por isso que se faz importante um Plano de Cargos e Salários, O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.

  1. Defina apenas com duas palavras o conceito de cada uma das sentenças abaixo:
  1. Tarefa: Desenvolver um trabalho
  2. Atribuição: dever e função
  3. Função: responsabilidades do cargo
  4. Cargo: obrigação e responsabilidade

  1. Discorra sobre o que é Análise cargo, descrição de cargo e especificação de cargo.

A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, porque contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se se preocupa com as especificações do cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (121.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com