TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de gestão financeira

Tese: Administração de gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

AdministraçãoAdministração Financeira

Podemos caracterizar a administração financeira como uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar, de forma eficiente, as finanças da empresa. Para isso, aadministração financeira deve englobar variáveis como a concessão de crédito para clientes, o planejamento empresarial, a analise de investimentos ou meios viáveis para a obtenção de recursos, entre outros. Tais medidas devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho e o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira dos negócios.

…………………………………………………………………..

Observe no diagrama abaixo como se constitui a estrutura básica de uma empresa:

…………………………………………………………………..

O gestor ou administrador financeiro:

O profissional responsável pela administração financeira geralmente é denominado de Gerente Financeiro, Diretor Financeiro, ou Supervisor Financeiro. É ele que vai aplicar as técnicas da administração adaptando os conceitos teóricos à realidade da organização, e para isso é fundamental que ele tenha um ótimo relacionamento com os clientes internos e externos.

Nos diagramas abaixo é possível ver como o estes profissionais devem se encaixar na hierarquia da companhia, e através de um organograma simples observar como eles se relacionam com os clientes internos e externos da empresa:

Relacionamento com os clientes internos:

Relacionamento com os clientes externos:

…………………………………………………………………..

Áreas de atuação dos administradores:

Para se obter uma administração financeira eficaz, muitas vezes é necessário criar e dividir as áreas de atuação dos gestores, principalmente nas organizações de grande porte. Deste modo, o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas específicas, em alguns cargos ou funções como:

• Analista financeiro - Tem como função principal preparar planos financeiros e orçamentários através de demonstrações financeiras e orçamentos diversos, estabelecer os planos financeiros de curto e longo prazo para alcançar metas, analisando e realizando previsões futuras, avaliando o desempenho trabalhando em conjunto com a contabilidade.

• Gerente de orçamento de capital - O responsável por esta função deve avaliar e recomendar as propostas de investimentos em ativos, já tendo traçado um planejamento futuro, verificando se certos investimentos ou transações trarão resultados positivos ou negativos no aspecto financeiro da empresa.

• Gerente de projetos de financiamentos - Em empresas de grande porte, são eles os responsáveis por conseguir financiamentos para investimentos em ativos. Deste modo, o Gerente de orçamento de capital e o Gerente de projetos de financiamentos trabalham juntos, atuando num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com