TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira em organizações

Trabalho acadêmico: Administração financeira em organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.106 Palavras (17 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho relaciona-se com a Administração Financeira nas organizações, mostrando deste seu surgimento, bem como os principais pontos que devem ser considerados, lembrando que existem várias fases que devem ser bem estudadas e então implantadas nas organizações. O planejamento é umas dessas fases que se torna uma importante ferramenta para que uma empresa alcance o seu sucesso.

Para que o planejamento financeiro tenha um resultado positivo dentro das empresas, é importe a utilização de uma ferramenta muito importante que é a implantação do orçamento financeiro que é uma forma de planejar e controlar as atividades da empresa. A importância do orçamento empresarial dentro das empresas como uma forma de vantagem competitiva esta formatada apenas para os altos níveis administrativos da empresa onde são tomadas as decisões estratégicas as quais a empresa ira seguir, pois, para uma empresa obter uma vantagem é necessário se manter em sigilo suas decisões estratégias sendo apenas passado a maneira a chegar aos objetivos e os caminhos a ser atingido para os demais níveis hierárquicos o que faz com que não vê-se o qual importante uma estratégia é e como foi formada e estruturada para que não vaze para fora de suas estruturas empresarial. A estratégia que a empresa criou fica particionada nos diversos setores que a empresa tem sendo feito um trabalho de equipe entre os setores resultando em cada setor fazer sua parte para que a ao final à estratégia funcione perfeitamente como planejada e assim obtenha o resultado esperado. Uma estratégia empresarial esta relacionado ao melhor método de economizar e investir para que a empresa obtenha melhores resultados. Diminuição de custos, aumento na produtividade e vendas, responsabilidade social, marketing tudo está ligado entre si para uma melhor administração do orçamento e obtenção de lucro e rentabilidade para empresa e acionistas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Quando se trata da parte de Administração Financeira dentro da Administração, trata-se de uma área muito ampla conforme e várias oportunidades de carreira, explica Gitman. Esta afeta a vida de todas as pessoas e organizações sejam elas com fins lucrativos ou não, privadas ou públicas, financeiras ou não financeiras.

Gitman define finanças como “(...) a arte e a ciência de administrar fundos” (GITMAN, 2002, p. 4), isso porque qualquer individuo ou organização que obtêm através de seus suas atividades profissionais qualquer tipo de receita que serão utilizados para suprir as necessidades de si próprio ou ainda investir para que possa aumentar esta receita. A área de finanças pode ser visualizada por revisão das oportunidade de carreira nesse campo, estas podem ser divididas em dois grandes grupos para melhor serem entendidos: primeiro a parte de serviços financeiros e depois a Administração Financeira.

2.1.1 A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E SUA EVOLUÇÃO

De acordo com Brigham citado por Menon e Ianesko (2007), o primeiro momento que surgiu a administração financeira foi por volta do ano de 1.900. O início destes estudos começou com o foco de orientas as empresas que já iniciaram suas atividades no mercado, porém não conseguiram legalizar as mesmas. Com isso, surgiu um dos seus primeiros objetivos, levantar capital através da emissão de vários destes títulos.

A administração financeira como um campo separado surgiu por volta de 1.900, seu estudo baseou-se em orientar e legalizar empresas que estavam iniciando no mercado, com o objetivo de levantar capital através da emissão de títulos de vários tipos. (BRIGHAM Apud MENON; IANESKO, 2007, p.1).

Nos anos 30, devido a depressão, a administração financeira voltou para a reorganização, liquidez das empresas e para a regulamentação dos mercados e títulos. Já nas décadas de 40 e 50, o este estudo ainda continuou a ser ensinado, como uma matéria descritiva, mas somente para os estudantes da época e não para a os altos administradores, que seriam de fato, os que mais precisavam da “Administração Financeira”, porém não tinham como ter contato com a mesma.

Esse critério começou a ser mudado ainda na década de 50, onde a maioria das empresas já começaram em querer sempre mais aumentar seus lucros, escolher quais os tipos de clientes cada um queria atingir com a inclusão de seus produtos no mercado, e ainda aprender qual a melhor forma de utilizar o seu capital de giro de forma que não se perca nada do mesmo, pelo contrário, para aumentar suas receitas.

Nesta etapa, pode se dizer que foi o momento em que começaram a surgir grandes oportunidades para as empresas, onde foi considerada uma era de tomada de decisões, sobre, financiamentos, empréstimos e até mesmo investimentos. Esse conceito foi se mantendo constante no decorrer dos anos. Á na década de 90, o objetivo principal das empresas e organizações no geral, passou a ser então a maximização de suas receitas, ou seja, aumentar cada vez mais seus lucros, de forma a reduzir então suas despesas de operação.

Com esse critério, observou que era necessário uma remuneração (bônus) maior aos gestores (gerentes) das empresas para que cada um destes, independente da área ou departamento que atuam, trabalhassem da melhor forma em favor da empresa, para que este possa trazer resultados positivos para as empresas, ou seja, os lucros que são esperados pelos empresários, donos de seu próprio negócio. Todo esse processo, foi uma forma muito nova que foi criada, com certeza para trazer melhorias para as empresas. Porém foi necessário mudar a visão dos acionistas em relação a nova forma de administrar; e ainda provocou o aumento de gestores de carteiras de fundos de pensão e fundos mútuos. Esses gestores propuseram compra de uma quantidade de ações de grandes empresas. Estes pressionaram essas ações para beneficiarem os acionistas. Todas essas negociações tinham um objetivo em comum: a melhoria contínua nos ganhos da empresa.

Essa definição de que os administradores financeiros e a alta administração. Tinham como o principal objetivo o lucro, foi até a década de 90. Pode-se afirmar que até hoje, este conceito ainda é muito importante e indispensável, porém existem outros pontos que tem a mesma importância, como a maximização da riqueza da empresa e, consequentemente, de seus proprietários, visando um controle de caixa, estabilidade para investimentos futuros.

Para que esses objetivos sejam alcançados nas organizações, devem-se se tomar algumas medidas de mudança. Isso pode em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com