TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração geral

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.169 Palavras (37 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 37

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NAS CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS DO MUNICÍPIO DE CACOAL[1]

Danilo dos Santos[2]

RESUMO: Esse estudo se trata de uma pesquisa sobre as competências e habilidades para o trabalho em equipe nas concessionárias de automóveis do município de Cacoal/RO. A pesquisa tem como objetivo geral identificar quais competências e habilidades necessárias para o trabalho em equipe nas concessionárias de automóveis localizadas no município de Cacoal. Na metodologia, utilizou-se pesquisa descritiva de caráter exploratório, com método indutivo e abordagem qualitativa. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada, que conteve 19 questões com perguntas fechadas e abertas. Os participantes da pesquisa foram os gestores das concessionárias de automóveis, sendo 4 entrevistados. O resultado mostrou que os gestores preferem profissionais qualificados e experientes e que sejam capazes de apreciar e resolver um determinado assunto e as principais competências que as organizações buscam nos colaboradores foram a determinação, planejar e pensar estrategicamente e a comunicação. Quanto às habilidades, as mais importantes que um profissional precisa ter são a experiência, comunicação e saber transmitir as informações. O trabalho em equipe se dá quando todos trabalham em prol de um objetivo comum. As empresas estimulam o desenvolvimento de competências em forma de cursos, palestras, tendo bonificações, elogios e promoções. Sugere-se que as concessionárias apliquem avaliações com os colaboradores a fim de verificarem os pontos a serem melhorados para que satisfaçam suas necessidades, tendo, assim, a importância da qualificação profissional para organização, aguçando de tal modo as habilidades e competências a serem agregadas em seu perfil para poderem aplicá-las à empresa, somando, portanto, bons resultados e sucesso organizacional.

PALAVRA CHAVE: Competências. Habilidades. Trabalho em equipe. Profissionais.

INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos, as empresas vêm criando e desenvolvendo conhecimentos e experiências para atender ao novo cenário do mundo globalizado, combinando necessidades individuais das pessoas com as da organização, possibilitando, assim, o trabalho em equipe. O mercado de trabalho é competitivo e as organizações buscam pessoas qualificadas para atender aos objetivos estratégicos empresariais. Sendo assim, saber lidar com pessoas é importante para o crescimento de uma empresa e ter habilidade para se relacionar numa equipe é primordial para se obter um clima organizacional agradável, pois os profissionais lidam com pessoas de todas as áreas e diferentes tipos de personalidades, ocorrendo, assim, desavenças e contradições.  

A partir disso, a pesquisa será delimitada na área de Gestão de Pessoas, buscando identificar quais as competências e habilidades para o trabalho em equipe nas concessionárias de automóveis do município de Cacoal, a fim de possibilitar a interação entre os seus membros, com o intuito de analisar os conhecimentos dos colaboradores e suas diferentes opiniões, pois, com isso, será possível avaliar a maneira pela qual eles se interagem e passam seus conhecimentos um ao outro. Nesse intento, a pesquisa tem o objetivo geral identificar quais são as competências e habilidades necessárias para o trabalho em equipe, bem como os objetivos específicos: conceituar competências, habilidades e trabalho em equipe; verificar quais competências e habilidades são necessárias aos colaboradores das concessionárias de automóveis e verificar como as empresas estimulam o desenvolvimento de competências e trabalho em equipe.

Devido à preocupação sobre as habilidades para o trabalho em equipe, Boog (2001) explica que as habilidades se desenvolvem por meio de exercício e isso vale tanto para habilidades motoras quanto para intelectuais e afetivas, como: negociar, atender um cliente, incentivar pessoas, entre outros. Deste modo, para ter habilidade, necessita-se de prática, pois o profissional só terá competências para trabalhar dentro de uma organização caso ele saiba negociar, interagir entre os membros, incentivar pessoas e, com essas habilidades e competências, o profissional poderá se comunicar entre os membros da empresa, fornecendo-lhes feedback[3], o qual possibilitará o crescimento da organização. Diante das questões acima surge o questionamento: quais as competências e habilidades necessárias para a realização do trabalho em equipe nas concessionárias de automóveis localizadas no município de Cacoal?

Nesse contexto pode-se verificar a importância do aumento de competências e habilidades necessárias para o trabalho em equipe, já que isso vem se destacando no mundo organizacional, levando em consideração o fato de que isso possibilita ao funcionário o crescimento no mercado de trabalho e na organização onde está inserido, tanto pública quanto privada. Deste modo, destaca-se, como relevância de estudo, que as empresas devam ter a capacidade de reconhecerem e valorizarem o profissional no exercício de trabalho a fim de que ele possa obter êxito no conjunto organizacional.

O intuito desta pesquisa é apresentar aos profissionais os aspectos que devem ter para trabalhar em equipe de modo a buscarem a inserção profissional dentro das empresas bem como isso deve favorecer aos acadêmicos que estão concluindo os cursos das universidades para ingressarem no mercado de trabalho e, desta forma, a pesquisa trará melhorias para novos pesquisadores que desejam aprimorar seus conhecimentos na área que está sendo estudada, promovendo, portanto, um maior destaque no meio dos demais profissionais.

Almeja-se nesta análise que haja uma contribuição para os novos profissionais que estão entrando no mercado, já que lhes contribuirá para crescimento na organização e lhes atribuirá a perspectiva de melhoria no relacionamento entre os diversos profissionais da empresa, possibilitando, assim, maior desenvolvimento entre os colaboradores de diferentes áreas.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 COMPETÊNCIAS

Boog (2001) afirma que a competência é considerada uma qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver um determinado assunto ou técnica, além de obter as seguintes exposições, como por exemplo, a capacidade, habilidade, disposição e propensão específicas para cada organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.3 Kb)   pdf (437.8 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com