TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração no Setor Público

Por:   •  24/4/2017  •  Artigo  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERCIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UAB/UNEMAT

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADM03-2012/1 Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

                                                                                        

Ciências e Métodos, Tipos de Pesquisas e Técnicas Utilizadas Para Análise de Dados

JUARA

Abril de2012

                                                                                                                                            Ciências e métodos, tipos de pesquisas e técnicas utilizadas para análise de dados.

                                   

TRABALHO APRESENTADO NA DICIPRINA DE METODOLOGIA DE ESTUDOE DE PESQUISA EM ADMISTRAÇÃO.

                                                                                                       

Aluno: Alessandro Borges de Araujo                                  

análise dados.

 este é o meu primeiro trabalho acadêmico, que desenvolvi conforme solicitado, e que este trabalho venha atingir  os objetivos pretendido.

                                                            SUMÁRIO

Introdução:................................................................................................04 Conhecimento científico:........................................................................04      Método e metodologia.............................................................................04

Outros tipos de conhecimento...............................................................04        Método e metodologia.............................................................................04

Tipos de pesquisas e seus objetivos.....................................................05

Planejamento, execução e divulgação da pesquisa.............................06 Instrumentos e técnicas de coleta e análise de dados.........................07 Referências...............................................................................................08

                


Introdução:

Este é um trabalho de artigo científico que foi todo elaborado de acordo com as normas da ABNT, e realizado diversas pesquisas nos conteúdos estudados, e  relata sobre ciências e métodos, tipos de pesquisas e técnicas utilizadas para análise dados.

 Este é o meu primeiro trabalho acadêmico, que desenvolvi conforme solicitado, e que este trabalho venha atingir os objetivos pretendido.

 


Ciências e métodos, tipos de pesquisas e técnicas utilizadas para análise de dados

Ciência do latim scientia, que significa aprender ou conhecer, (Zanella - Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração, p.50) é a busca do conhecimento novo, da aprendizagem é a descoberta de um novo mundo.

 

Método e metodologia

A palavra método vem da palavra grega méthodos, que significa ao longo do caminho (Zanella - Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração, p.57), portanto, método é o caminho, processo ou maneira de se chegar ao resultado. A escolha do método depende do problema de pesquisa, da teoria que sustenta a análise, dos objetivos entre outros fatores (TUJILLO FERRARI,1982; TOMANIK, 1994; LAKATOS; MARCONI, 1991). Como alguns exemplos de métodos podemos citar, o método indutivo, dedutivo e dialético.

A metodologia é a escolha do melhor caminho, do caminho mais indicado para se obter o resultado, em ciências é o caminho que o pesquisador percorre em busca da compreensão da realidade, do fato, do fenômeno.

Conhecimento científico:

Conhecimento científico é o conhecimento produzido através de estudos, pesquisas, de forma técnica e organizada, seguindo padrões onde o resultado final é produzido com base nestes fatores.

Outros tipos de conhecimento:

Segundo Gil (2007) existe vários tipos de conhecimento e modos de conhecer que não são considerados científicos, dos quais podemos citar:

Conhecimento popular: adquirido através da experiência de vida das pessoas, passado de geração em geração, mas desenvolvido sem padrões, sem pesquisas, sem normas para se chegar ao resultado final.

Conhecimento religioso: produzido através de crenças, de fé em um ser superior, de onde tudo se originou, tem sua origem na inspiração não na razão.

Conhecimento filosófico: produzido através de reflexões, de opiniões, da visão de mundo de algumas pessoas.

Para (RUIZ, 1990), além destes tipos de conhecimento podemos citar ainda, o conhecimento artístico, sensorial e intelectual, conhecimento tácito e explícito entre outros.

Tipos de pesquisas e seus objetivos:

Existem vários tipos de pesquisas em Ciências Sociais, a escolha de um tipo de pesquisa, depende da duvida a ser respondida, do objetivo da pesquisa e da metodologia a ser utilizada, como alguns exemplos de tipos de pesquisa podemos citar:

Pesquisa pura: Motivada pela curiosidade intelectual, pelo prazer de aprender, busca entender e explicar fenômenos e gerar novas teorias.

Pesquisa aplicada: Busca solucionar problemas, descobrir novos fatos, contribuir com novas pesquisas, nela o pesquisador vai a campo, pesquisa pessoas e vivencia relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com