TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminstração pública – Teorias da Administração

Por:   •  7/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Fábio Freitas – Teorias da Administração – Atividade 2 - 15213110391

Orientação: Nessa atividade, você deverá realizar uma pesquisa na internet ou em alguma organização que você tenha facilidade em obter dados. Tal atividade irá demandar que você leia as unidades 01 e 02 e tem o objetivo que você compreenda melhor as questões teóricas para que possa discutir situações corriqueiras dessa organização. Fique atento(a) à página 19 do guia. A atividade é individual, não sendo aceitos trabalhos idênticos ou copiados, ou que não sejam de sua autoria. Responda a questão abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 1 e 2.

 Exercício: Depois de realizada sua pesquisa, apresente três organizações, sendo uma do setor público, outra do setor privado e uma do terceiro setor. Com os subsídios apresentados no texto da matéria, compare-as de modo a discutir como os conceitos de eficiência e eficácia poderiam ser aplicados em cada uma delas. Além disso, realize um paralelo destacando as diferenças e semelhanças de cada uma delas.

Objetivo: Identificar os princípios de eficiência e eficácia.

ORGANIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

Exemplo: Banco Central do Brasil

Trata-se de uma autarquia Federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, que é vinculado ao ministério da Fazenda do Brasil. Trata-se de uma das principais autoridades monetárias do Brasil. Dentre suas atribuições tem como a emissão de moeda, a execução de serviços de meio circulante, receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais, realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras, utorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras entre outras atribuições.

ORGANIZAÇÃO DO SETOR PRIVADO:

Exemplo: White Martins Gases Industriais

A empresa White Martins é uma embresa do setor privado que não foge de sua essência, que é gerar lucro. Para isso, ela fornece serviços e produtos para a população. Em relação aos produtos ofertado, ela se destaca no fornecimento de gases, sejam eles medicinais, industriais. Além disso ela possui uma unidade que fabrica cilindros de alta pressão para o acondicionamento desses gases.

ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Exemplo: Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma ONG criada pela família Senna e atua com o objetivo de ampliaras oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. A empresa possui parceria com gestores públicos educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas de educação básica. A empresa é financiada por recursos de doações e de parcerias com a iniciativa privada.

Atualmente a empresa é presidida por Viviane Senna, irmã do tricâmpeão de Formula 1 Ayrton Senna.

Antes de compararmos as empresas conforme solicitado no exercício, vamos primeiramente alinhar as definições sobre eficiência e eficácia:

EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!

Em relação às empresas acima citadas acima, acredito que o Banco Central do Basil é uma empresa  com eficiência, haja visto que a instituição sabe “fazer o certo”. Já em relação à eficâcia ela deixa a desejar, pois pelos que observamos ao longo dos anos, o Banco Central do Brasil não atinge seus objetivos e metas definidas. Por mais que a institução busque, o objetivo não é alcançado. Uma forma da mesma atingir seus objetivos de forma mais adequada, seria uma intervenção mais rigorosa por parte de um órgão fiscalizador  de modo a assegurar o atendimento às metas estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (948 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com