TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrarias

Por:   •  15/8/2015  •  Monografia  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 1 – O Planeta Terra e as relações solo-planta-atmosfera

Responda as questões abaixo

Questão 1 – O crescimento, o desenvolvimento e, por consequência, o rendimento de uma planta é resultante da interação de três fatores. Quais são esses fatores?

Resposta: Os fatores predominantes para o crescimento, desenvolvimento e por consequência o rendimento de um cultivo (planta) é a interação entre Planta-Solo-Ambiente Atmosférico.

Questão 2 – A Capacidade de Campo e o Ponto de Murcha Permanente são estados da umidade do solo extremamente importantes para a determinação das condições hídricas das plantas. Responda:

a) O que ocorre com a planta quando o solo está em capacidade de campo?

Resposta: as plantas tem o seu melhor desenvolvimento com a presença da agua

b) O que ocorre com a planta quando o solo está no ponto de murcha permanente?

Resposta: as plantas morrem

Aula 2 – A Atmosfera Terrestre

Responda as questões abaixo

Questão 1 - Qual a importância da Troposfera para a agropecuária?

Resposta: É a camada mais importante da atmosfera e conseguentemente para as atividades agropecuárias, pois nela ocorrem a maior parte dos fenômenos de tempo e a maior concentração de vida.

Questão 2 – Qual a importância do vapor d’água para a formação das condições do tempo em um local e momento determinados?

Resposta: É a quantidade de vapor d’água que determina se vai haver ou não precipitação em um determinado local, devido a isso ela é fator importante para as condições do tempo.

Aula 3 – Radiação solar, clima e plantas

Responda as questões abaixo

Questão 1 – De acordo com determinado produtor de sementes de milho, certo híbrido necessita de 810 Unidades de Calor (UC) [que é o mesmo que Graus-dia (GD)]. O que significa isso, na prática, e qual a utilidade dessa informação para o técnico que presta assistência técnica ou para o produtor rural?

Resposta: Unidades de Calor ou Graus-dia de calor são índices que influenciam diretamente no crescimento da planta isso quer dizer que apesar dos outros fatores que levam uma planta a desenvolver ela só muda de ciclo quando atinge um determinado grau de acumulo de Unidades de Calor ou de Graus Dia.

Essa informação é muito útil, pois se levando em conta essa perspectiva o técnico ou o agricultor conseguem mensurar datas de colheita,datas de aplicações entre outras perspectivas.

Questão 2 – Utilizando os dados meteorológicos contidos no arquivo “DADOS METEOROLÓGICOS PARA EXERCÍCIOS DAS AULAS 3 E 5” que está em MATERIAL DE AULA/ARQUIVOS, quantos graus-dia uma cultivar de milho acumulou durante o mês de fevereiro? Como chegaste a esse resultado?

Resposta: durante o mês de fevereiro o cultivar de milho somou a quantidade de 436,8 GD. Cheguei a esse calculo usando a formula para chegar ao GD de um cultivar, filtrei na tabela os dias de fevereiro e diminuí os dados de Temperatura média de cada dia pela Temperatura Zero Vital do milho que é 10°C.

GD = Tmed – TZV

Data Temperatura média Temperatura máxima Temperatura mínima Umidade rel. do ar média Chuva Radiação solar líquida Evapotranpiração GD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com