TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterdata Software é uma Empresa Desenvolvedora de Sistemas para Automação Comercial

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 8
  1. A Alterdata Software é uma empresa desenvolvedora de sistemas para automação comercial, contábil, gestão empresarial e imobiliária.

Fundada em 1989 na cidade de Petrópolis, por dois jovens empreendedores Ladmir Carvalho e José Ronaldo Costa respectivamente diretor executivo e diretor técnico da empresa.

Em 1995 iniciou o seu processo de expansão nacional, chegando atualmente a ter mais de 75 bases em todo o país. Ao mesmo tempo em que a empresa cresceu tecnologicamente, teve que expandir em eficiência de atendimento, criando modelos e rotinas para melhor gerir as dúvidas dos clientes.

Toda esta equipe é constantemente acompanhada e treinada, sempre com a visão de que é possível aperfeiçoar o que já é bom, quer seja uma filial ou um representante, pois todos trabalham segundo um mesmo modelo, garantindo, assim, que todos os clientes sejam atendidos com o mesmo padrão de qualidade.

Hoje a Alterdata está entre as cinco maiores softhouses brasileiras de produtos prontos (pacotes) no país.

  1. O setor de Recursos Humanos da Alterdata é composto por profissionais capacitados, que possuem habilidades e capacidades de selecionar colaboradores que realmente possuam competências técnicas para ocupar determinado cargo.

Dentro do mesmo setor fica o departamento pessoal, responsável por rodar as folhas de pagamentos dos funcionários.

A Área de Recursos Humanos da Alterdata, trabalha não apenas nas contratações mas também agem como coordenadores em práticas que atingem toda a empresa, como por exemplo, avaliação semestral de desempenho e levantamento de necessidade de treinamentos.

2.1 – Recrutamento de pessoas

Existem na empresa dois tipos de recrutamento: Interno e Externo.

O recrutamento interno disponibiliza vagas para os próprios funcionários. As vagas são anunciadas internamente através de e-mails.

Já o recrutamento externo, é utilizado quando a vaga disponível não é preenchida através do processo interno. Neste caso, é feito o anúncio no site, redes sociais e até mesmo indicações.

No caso de disponibilização de várias vagas para um mesmo setor, como o suporte técnico, por exemplo, também é feito o anúncio e havendo a quantidade necessária de candidatos, iniciam-se os processos de seleção, como entrevistas, processo seletivo e avaliações.

2.2 – Seleção de pessoas

O processo de seleção de pessoas na Alterdata visa analisar as qualidades e características bem como a qualificação do candidato ao emprego durante sua contratação.

O principal objetivo durante a realização dos métodos de seleção de pessoas é averiguar se as condições físicas, psicológicas e comportamentais do candidato ao emprego estão de acordo com o trabalho que será executado pelo mesmo.

2.3 – Descrições de cargos

No que diz respeito a relação de cargos, a empresa relaciona desde o que o colaborador faz e o motivo pelo qual faz.

Segue um modelo de descrição de cargos que inclui o título, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e responsabilidades de determinado cargo.

2.4 – Sistemas de Remuneração

Um dos grandes problemas que as empresas de hoje enfrentam é a falta de uma estrutura adequada de salários. Visto que, se de um lado existe a preocupação em motivar os colaboradores com salários compensadores, de outro lado existe a preocupação de situar, em nível razoável, os custos com o pessoal. Visando melhorar este tipo de situação, a empresa decidiu criar alguns métodos para remuneração.

Foi implantado provas de cargos e salários, que são aplicadas semestralmente, além de contratações internas e promoções.

Além da remuneração de salários, trabalha também com a remuneração não-financeira, que visa a auto-estima, reconhecimento, segurança no emprego e que estão ligadas a satisfação dos colaboradores.

2.5 – Benefícios Sociais

A empresa beneficia os colaboradores com convênios a alguns estabelecimentos, disponibiliza vale alimentação e transporte, bem como plano de saúde e ortodôntico.

2.6 – Treinamento e Desenvolvimento

De tempos em tempos, a empresa disponibiliza treinamentos que se constitui no processo de ajudar o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de hábitos apropriados de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes.

Tem como principal objetivo diagnosticar o atual estágio das competências como: conhecimento, habilidades e atitudes e assim projetar a elevação destas ao nível desejado e exigível pelas operações e estratégias das organizações.

2.7 – Avaliações de Desempenho

A empresa realiza periodicamente avaliações de desempenho dos colaboradores a fim de avaliar o desempenho do colaborador em diversos aspectos. É sigilosa e tem como objetivo a descoberta de pontos positivos e negativos

2.8 – Higiene e Segurança no Trabalho

CIPA – Existem na empresa, pessoas que são membros da comissão interna que visa a prevenção de acidentes.

Analisam o local de trabalho, riscos, as cadeiras, escadas, elevadores e etc. De tempos em tempos, ocorrem palestras sobre os riscos no ambiente de trabalho.

PCMSO – Periodicamente, o médico do trabalho comparece a empresa para examinar os colaboradores, aferir pressão arterial, fazer solicitações de exames e etc.

EPI – A empresa disponibiliza aos colaboradores equipamentos, como, apoio de punho, mouse pad, munhequeira e apoio para os pés.

Jornada de trabalho – A carga horária da empresa, tem como padrão 45 horas semanais, disponibiliza 15 minutos durante o expediente para descanso e trabalha com banco de horas.

Qualidade de vida no Trabalho – A fim de criar um hábito saudável para os colaboradores, uma vez na semana o elevador da empresa é desligado para que as escadas sejam utilizadas.

Periodicamente, caminhadas são promovidas não só com os colaboradores, mas também com a comunidade.

Dicas de saúde são enviadas através de e-mails, panfletos e visitas a empresa.

  1. Responsabilidade Social e Ambiental

A empresa desenvolve programas que alinham esses aspectos beneficiando seus públicos interno e externo.

A responsabilidade socioambiental deve aplicada não somente ao produto final e sim ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo, ou seja, do atendimento telefônico à entrega dos documentos ao cliente, do responsável pela limpeza ao diretor-executivo da empresa.

Um exemplo simples e fácil de visualizar é a impressão de documentos em demasia. A economia que se fará em documentos digitalizados em PDF e enviados ao cliente por e-mail reduz o custo em papéis, tonners e afins. Com essa economia, melhorias podem ser 
realizadas na empresa e até mesmo retornar como bônus salarial ao funcionário que, sentindo-se valorizado por esse ato, se encarregará de dar continuidade a esse conceito tão difundido atualmente: responsabilidade social de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (301.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com