TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente dos negócois no Brasil

Artigo: Ambiente dos negócois no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

AMBIENTE DOS NEGÓCOIS NO BRASIL

Fazer negócios no Brasil não é para principiantes: burocracia e altos impostos são apenas algumas das dificuldades. Apesar disso, o país tem uma cena empreendedora forte e que serve de exemplo para todo o mundo.

O novo ambiente de negócios é fortemente competitivo e exige, das sociedades e das empresas, um esforço permanente no sentido de adaptar seu planejamento estratégico para o quadro extremamente volátil que caracteriza o processo de globalização em nossos dias. Trata-se de uma situação especial, uma vez que simultaneamente existem muitas oportunidades, ao mesmo tempo em que as ameaças crescem com a expansão do alcance dos mercados.

Mas em comparação a outros países, o Brasil ainda está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negócios. Comparado com outros países, nós temos que melhorar a qualidade da informação, acrescentando prazo e a visão de processo como um todo.

Ainda, um outro grande problema do Brasil, é a burocracia que com seus altos níveis, emperram o ambiente de negócios no Brasil e está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Quando se compara a realidade brasileira com a de outros países, ainda estamos muito atrasados, para demonstrar isso, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) publicou um estudo que chamou de “Melhorando o Ambiente de Negócios no Brasil: Ações para Reduzir a Burocracia”, onde mostra os aspectos sobre informações, prazos e conteúdos. No Brasil, a informação ainda é fragmentada e falta prazo quanto ao estágio em que se acha o processo. O conteúdo disponibilizado não é suficiente para que o País seja transparente e reduza a burocracia. E, os resultados colocam o Brasil em posição desvantajosa frente aos 19 países abrangidos pela pesquisa.

 Mudanças políticas e econômicas: No mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantes para a empresa,:

1) A questão da continuidade: O panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa assim, tende a comprometer, a continuidade da mesma no país.

2)os valores dos ativos: Em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

 Macroeconômica: A política macroeconômica refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda. Para a formulação e tomada de decisões de política econômica, é fundamental a avaliação oportuna e consistente da evolução da economia e de diferentes estratégias e alternativas de política.

 Microeconômica: A microeconomia se divide em duas teorias:

1) Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento e as suas escolhas.

2) Teoria da Firma: Estuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com