TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar os Desafios da Empregabilidade de Jovens nas Zonas de Exploração Mineira, no Governo do Distrito de Chibuto

Por:   •  12/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 17

0. Introdução

Ao longo da história, de acordo com MINARELLI (1995), várias mudanças aconteceram no chamado mundo do trabalho e, especialmente no início dos anos 90, a questão da empregabilidade passou a ocupar um lugar de destaque no contexto de trabalho, desencadeado principalmente por adventos como a globalização.

Com tantas mudanças, as empresas estão procurando alternativas de modernização de seus sistemas e processos produtivos, como dito por MINARELLI (1995), e por conta disso estão passando por constantes diminuições em seu quadro funcional, exigindo assim que as pessoas tenham maior capacidade de aprender e de se adaptar a nova realidade de mercado. Dessa forma a condição de ser empregáveis passa a ser mais importante do que o emprego, e isso exige que o profissional tenha maior capacidade de aprender e de se adaptar à nova realidade de mercado.

Diante deste novo contexto social, surgiu a inquietação com a empregabilidade e novas exigências foram feitas aos jovens, por parte das organizações, neste contexto que surge o presente trabalho que pretende Analisar os Desafios da Empregabilidade de Jovens nas Zonas de Exploração Mineira, no Governo do Distrito de Chibuto.

Neste estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, analisar-se-áo desafio da empregabilidade dos jovens, considerando, igualmente, os estudos que contextualizam e problematizam o conceito de empregabilidade atrelado ao conceito de competência. Os conceitos de competência e empregabilidade são, na verdade, requisitos para adequações de pessoas ou jovens ao mercado de trabalho. Os jovens devem estar em luta constante para se aperfeiçoar e se actualizar profissionalmente visando continuar no emprego ou para conseguir outro, por meio de sua capacitação (BETTIOL, 2009).

Constituirá partes deste trabalho de pesquisa, a introdução, justificativa, contextualização, problemática, objectivos, revisão de literatura, metodologia, resultados esperados, bem como as referências bibliográficas.

0.1 Justificativa

A escolha do presente tema deve-se ao facto de querer analisar os desafios da empregabilidade de jovens nas zonas rurais, concretamente nas áreas pesadas do Governo do Distrito de Chibuto, dizer também que o mesmo tema desenvolve e enquadra-se no âmbito do trabalho do fim do módulo da cadeira de Método de Investigação Científica e me despertou bastante interesse no meu percurso académico, no entanto, houve por isso, necessidade de analisar os desafios da empregabilidade dos jovens nas zonas rurais de exploração mineira de Chibuto, no período (2017-2018).

 Nos últimos anos apercebe-se que o problema do desemprego atinge de forma mais sensível os jovens, pelo fato de nesta fase eles almejarem uma vida adulta com independência financeira e, como ainda não estão inseridos no mercado, costumam encontrar dificuldades por não terem experiência profissional. O problema do desemprego atinge muito directamente os jovens, sobretudo, os oriundos de famílias de baixa renda, pelo fato de, muitas vezes, serem obrigados a se inserirem no mercado mais cedo, seja para ajudar no orçamento da família ou para adquirir recursos financeiros para custear um curso superior, neste contexto, torna-se mais um dado para se desenvolver o tema em causa.

Escolheu-se o período de (2017-2018), pois foi nesses últimos anos que a empresa de áreas pesadas de Chibuto vem operacionalizando as suas actividades similares descritas no temático e na problemática, por outro lado por acharmos que existe ferramenta que poderia facilitar na distribuição e recolha de dados.

E finalmente, por questões de obtenção do nível académico de Mestrado em Gestão, constitui uma outra motivação para desenvolver o referido tema.

 

0.2.Contextualização

Irá se tomar como ponto de referência do presente trabalho de pesquisa no Governo do Distrito de Chibuto, situado na região sul da Província de Gaza, muito próximo da confluência dos rios Limpopo e Changane.

A norte, faz limites com o distrito de Chigubo e através do rio Nwaluezi, com o distrito de Panda- Inhambane. A sul, com os distritos de Bilene Macia e Xai-Xai, a este com o distrito de Mandlakazi e a oeste com os distritos de Guijá e Chókwe.

Com uma superfície de 5.653 Km2 e uma população de 164.791 habitantes e estimada em cerca de 203. 910 Habitantes, com uma densidade populacional de 36 hab/km2.

A população jovem é de (43%, abaixo de 15 anos de idade), maioritariamente feminino (taxa de masculinidade de 42%) e de matriz rural (taxa de urbanização de 28%).

0.3.Problematização

Formular problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI & LACATOS apud RUDIO,1991: 56).

Desta forma, o objectivo da formulação do problema da pesquisa é por querer analisar de certa forma os desafios da empregabilidade de jovens na exploração mineira no Governo do Distrito de Chibuto, concretamente nas áreas pesadas do mesmo distrito.

A empresa enfrenta dificuldades no que tange aos desafios da empregabilidade das comunidades, sobretudo o recrutamento da camada jovem local, ou seja, não se põe em prática as políticas, procedimentos, planos, adequados para o recrutamento do capital humano no Governo do Distrito de Chibuto, verifica-se a diminuição quantitativo de oferta de emprego as comunidades locais inseridas no meio social, em especial a camada jovem daquele distrito.

Diante de exposto tivemos como problema desta pesquisa:

  • Quais são os desafios de empregabilidade dos jovens locais nas zonas de exploração mineiras, particularmente na exploração das áreas pesadas de Chibuto?

0.4.Hipóteses

 “A hipótese é uma tentativa de explicação mediante uma suposição ou conjuntura verosímil, destinada a ser provada pela comprovação dos fatos” (MARCONI & LACATOS apud ANDER-GG, 2011: 137)

Assim, a realização do presente trabalho será orientada pelas seguintes hipóteses:

H0 Se as comunidade local (jovens) não possibilita de formação profissional e tecnológica, então pode ser o desafio de empregabilidade na zona de exploração mineira.

H1 Se a comunidade local (jovens) não são detentores de competências, habilidades técnicas e profissionais, com características de polivalência, então pode ser o desafio de empregabilidade na zona de exploração mineira.

Tabela 1: Variáveis        

Independente

Dependente

H0

Comunidade local (jovens) não possibilita de formação profissional e tecnológica

Desafio de empregabilidade na zona de exploração mineira

H1

Comunidade local (jovens) não é detentores de competências, habilidades técnicas e profissionais

Desafio de empregabilidade na zona de exploração mineira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (565.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com