TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO: UM DESAFIO ÀS EMOÇÕES DE JOVENS E IDOSOS

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 10

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO DE NUTRIÇÃO

 

ANA BELIZA

BETÂNIA SOARES

LARISSA PAULA

ROSIANE GABRIELA

                STHEPHANY RAYANNE

DEPRESSÃO: UM DESAFIO ÀS EMOÇÕES DE JOVENS E IDOSOS

NATAL/RN

2013

ANA BELIZA

BETÂNIA SOARES

LARISSA PAULA

ROSIANE GABRIELA

STHEPHANY RAYANNE

 

DEPRESSÃO: UM DESAFIO ÀS EMOÇÕES DE JOVENS E IDOSOS

Trabalho apresentado à disciplina de metodologia da pesquisa científica, para avaliação parcial da 1ª unidade.

Orientadora: Profª Anna Waleska

NATAL/RN

2013

RESUMO

A Depressão alcança índices preocupantes e sua ocorrência na população brasileira tem adquirido grande importância na área da saúde, principalmente devido ao impacto que causa na vida das pessoas, trazendo consequências físicas, sociais, econômicas e principalmente psicológicas. Neste trabalho dá-se ênfase às Emoções de Jovens e Idosos com Depressão. Discutem-se aqui pesquisas que mostram essa situação decorrente da exigência social com os jovens e da solidão na terceira idade. Porém, a ocorrência simultânea de Depressão nestes casos demonstra a relevância deste tema. Uma maior difusão deste conhecimento bem como o aumento destes estudos é importante para proporcionar um atendimento e intervenção adequada.

Palavras-Chaves: Depressão. Emoções. Jovens. Idosos

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................          04

2. REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................          05

3. AS EMOÇÕES DURANTE O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO DE JOVENS E IDOSOS................................................................................................................          06

3.1. DEPRESSÃO X EMOÇÕES..........................................................................          06

3.2. RELATOS DOS CASOS................................................................................          06

3.3. ANÁLISE E DISCURSSÃO DOS CASOS......................................................         08

4. CONCLUSÃO...................................................................................................          09

REFERÊNCIAS

APÊNDICE

1. INTRODUÇÃO

                A Depressão é uma doença bem definida do ponto de vista médico, cujos sintomas são intensos, prolongados no tempo e interferem nas atividades diárias dos indivíduos. Os sintomas passam por alterações no apetite ou peso, sono e atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de desvalorização pessoal ou culpa, dificuldades em pensar, concentrar-se ou em tomar decisões, pensamentos recorrentes a propósito da morte ou ideação, planos ou tentativas suicidas – em que quatro sintomas adicionais, presentes em todos os dias num período mínimo de duas semanas consecutivas, poderão levar a um diagnóstico de Depressão.

                O alto índice desta doença em Jovens e Idosos requer uma discussão complexa para abordagem e suposta intervenção nesses casos.

                A pesquisa realizada é qualitativa, baseando-se na experiência e história de vida de com duas pessoas (um jovem e uma idosa) dentro do quadro de Depressão, com o objetivo de conhecer às Emoções e frustração delas.

                Apresentando conceitos iniciais e relatando os casos pesquisados, este trabalho se encerra com a visão geral de análise dos casos abordados.

        

2. REFERENCIAL TEÓRICO

                 De acordo com FONSECA (2008), a carência afetiva pode ser apontada como desencadeante do estado depressivo, mostrando que as associações semânticas trazidas pelos jovens resultam dos problemas que circundam seu posicionamento na sociedade, assim como a informação da doença.

                Com isso ALMEIDA (2012) mostrou em sua pesquisa que em uma amostra de 99 estudantes, 41% apresentaram grau de depressão variando de leve até grave, cujos sintomas mais frequentes foram autoacusação, irritabilidade e fadiga. Já na pesquisa de FONSECA (2008) de observou-se que os jovens estudantes, frente ao estímulo indutor “depressão”, revelaram ideias de desânimo e angústia, muito presentes nas adversidades do dia-a-dia. Estes estudantes encontram-se, num contexto acadêmico, com maiores responsabilidades que numa fase anterior de vida, gerando uma expectativa diante da realidade com a qual se confrontam, ocasionando, muitas vezes, um desânimo que pode levar à angústia.

                 Em relação a depressão nos idosos, segundo STELLA e GOBBI (2002), as causas desta configuram-se dentro de um conjunto amplo de componentes onde atuam fatores genéticos, eventos vitais, como luto e abandono, e doenças incapacitantes, entre outros. Cabe ressaltar que a depressão no idoso frequentemente surge em um contexto de perda da qualidade de vida associada ao isolamento social e ao surgimento de doenças clínicas graves.

3. AS EMOÇÕES DURANTE O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO DE JOVENS E IDOSOS

3.1. DEPRESSÃO X EMOÇÕES

         As Emoções humanas são um universo no interior do qual gravitamos a todo o instante. Estão presentes em todos os momentos da nossa vida, tendo nós de “conviver” com as nossas Emoções e com as dos outros, CHABOT (2000). Por isso, as Emoções desempenham um papel central na saúde dos seres humanos. Podem fazer-nos felizes ou tristes, podem-nos tranquilizar ou nos inquietar. Sendo as Emoções uma parte integrante da nossa vida, e sendo a ansiedade uma emoção frequente em pessoas com Depressão, ajudar as pessoas a gerir a ansiedade torna-se imprescindível no plano terapêutico mais global na Depressão. De acordo com CORDEIRO (2003), a Depressão é caracterizada por humor depressivo, em que está presente um sentimento monótono de tristeza, a pessoa sente-se desesperada e sem esperança e pode apresentar labilidade emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com