TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Por:   •  4/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU  

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

CRISTIANO EMÍDIO DE OLIVEIRA

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

FLORIANO

2018

CRISTIANO EMÍDIO DE OLIVEIRA

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito final para aprovação da disciplina pesquisa educacional II, do curso de pedagogia, do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu, sob a orientação da Prof. Me. Neuma Gomes da Silva Costa.

FLORIANO

2018

SUMÁRIO

1.APRESENTAÇÃO………………………………………………………………………….3

2. JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………………..4

3. OBJETIVOS………………………………………………………………………………..5

        3.1 OBJETIVO GERAL……………………………………………………………...5

        3.2 OBJETIVO ESPECIFICO……………………………………………………….5

4. REFERENCIAL TEÓRICO…………………………………………………………...….6

5. METODOLOGIA………………………………………………...…………………...….11

6. CRONOGRAMA…………………………………………………………………...…….12

7.REFERENCIAS……………………………………………………………………….…..13

        


1 APRESENTAÇÃO

        Na realização desse estudo podemos identificar que nos primeiros dias e até meses de aula o interesse por se matricular nas turmas é muito grande, mais no decorrer do período a defasagem é muito visível, talvez devido a vários fatores, sejam eles familiares, financeiro, dificuldade de locomoção, baixa autoestima e até mesmo o cansaço (a fadiga) do cotidiano conturbado dessas pessoas que por se própria já tem uma autoestima precária.

        Além desses problemas citados, houve um interesse em investigar, o que faz esses indivíduos abandonar a escola, será que tem algo haver com exclusão na sociedade? Ou a falta de interesse? Para atender esses questionamentos utilizamos, entrevistas, problemáticas e questão norteadora para observação do comportamento dessa clientela.

        Na fundamentação teórica desse trabalho buscamos se baseá nas teorias e pensamentos de Paulo Freire, Arroyo, Gadotti, Di Pierro, Libaneo, Perrenoud entres outros que enfatizam a educação de Jovens e Adulto no sentido da elevação da motivação e da autoestima para uma aprendizagem significativa para o aluno.

        Diante do estudo deste teórico observamos que há uma maior evasão escolar nos cursos noturno pelos motivos de trabalho, cansaço, falta de qualidade no ensino, e nestes é que a massa trabalhadora, jovens e adultos estão lá, mas não concluem a etapa de ensino desejada por situações que ora fogem de seus controles, a necessidade familiar fala mais alto.

        Arroyo 1997 destaca com clareza os motivos que a evasão ocorre:

“Na maioria das causas da evasão escolar, a escola tem a responsabilidade de atribuir à desestruturação familiar, e o professor e o aluno não tem responsabilidade para aprender, tornando-se um jogo de empurra”. ( ARROYO, 1997,p.23)

        Sabemos que a escola precisa esta preparada para atender diversos tipos de indivíduo da comunidade escolar em que vivemos, no entanto Jovens e Adultos analfabeto vão, aos poucos, ocupando espaço no cenário educacional.

        O esta estruturado em quatro capítulo subdivididos em sessão enfatizando todo um contexto voltado para os desafios encontrados na educação de jovens e adultos, desde as dificuldades enfrestada ao perfil dos alunos e professores desta modalidade, assim como relatos das experiências vivenciada no período do estagio e por fim as considerações finais nas quais faço minhas conclusões sobre o tema apontando possível soluções que possa amenizar tais situações apresentadas no trabalho

2. JUSTIFICATIVA

        A partir de estudo investigativo para a Educação de Jovens e Adultos, precisamos analisar problemas e diferente dificuldades no âmbito escolar, nesse contexto entendo que a relação entre esta clientela me identifica muito, passei a me interessar por esta modalidade desde 1998, quando ingressei na área da Educação de Jovens Adultos – EJA como professor alfabetizador no Programa Alfabetização Solidária, projeto oferecido pelo governo Federal para reduzir o analfabetismo no país e principalmente na região Nordeste, onde o município de Monte das Gameleiras foi contemplado com várias turmas por vários módulos divididos em etapas de 6 (seis) meses.

        Participei de 2 (dois) módulo como alfabetizador de turmas e 16 (dezesseis) módulo como Coordenador Pedagógico do Programa, esse período foi muito importante e gratificante para minha vida profissional, acompanhei de perto o processo de alfabetização de Jovens e adultos. A iniciativa do Programa era de diminuir o número de analfabeto no município.

        Desde então, vir a necessidade de entender quais os desafios enfrentados na EJA através de um estudo mais elaborados e voltados a entender essa problemática.

3. OBJETIVOS

        

        3.1. OBJETIVO GERAL

  • Fazer uma análise sobre os principais desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos no município de Monte das Gameleiras, observando desde o perfil do aluno a formação do professor, assim como também suas praticas em sala de aula.

        3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICO

  • Inserir os alunos na sociedade, para que possam dar suas opiniões, que critiquem, dialogue para aprimorar o seu senso crítico.
  • Estimular as praticas lúdica, para garantir a permanência do aluno na sala de aula;
  • Desenvolver praticas de criatividade para estimulara a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • Analisar o nível de interesse dos alunos pelos estudos.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

        A educação de jovens e adultos apresenta grande desafio, no entanto essa nova concepção das práticas pedagógicas inovadoras possibilita e valoriza o senso crítico dos educandos deixando tudo de modo diferente. É uma nova maneira de aprender para o aluno, que não está voltada para modelos predeterminados, e sim pautada para a busca de aperfeiçoamento da aprendizagem do dia a dia na sala de aula, diante da necessidade do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com