TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica The Corporation

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário The Corporation possibilita uma reflexão quanto aos impactos que as grandes corporações desenvolvem em todos os contextos da sociedade, do meio ambiente a aspectos econômicos. Tal analise se dá através de depoimentos, reportagens, propagandas, fotos e animações. São abordados diversos aspectos, como o que elas significam, seu nascimento e o como elas exercem grande poder sobre as pessoas.

É possível perceber que o objetivo geral dessa produção é pautado em discutir sobre a ética e a moral e como estas são “deficientes” na prática dessas grandes organizações que com toda o seu poder e pluralidade ainda tratam seus clientes internos e externos como peças de uma engrenagem para auxiliarem na geração de suas riquezas.

Trazendo para o sentido de Recursos Humanos é notório o grau de desconsideração que as pessoas são levadas quanto as decisões das corporações, como por exemplo, o estabelecimento das grandes multinacionais em países subdesenvolvidos pela grande disponibilidade de mão-de-obra barata, assim as explorando por meio de longas jornadas de trabalho, nenhuma qualidade de vida no trabalho e péssima remuneração. Podemos comparar essa situação com o que se tinha na era da Administração Clássica.

Além disso, The Corporation aborda o quanto o meio ambiente e a qualidade de vida dos clientes dessas empresas são afetadas por suas atividades, por meio da poluição de rios com materiais tóxicos e outros impactos. Isso se justifica principalmente pelo fato da flexibilidade dos agentes reguladores desse setor, pois muitas vezes, em casos de grandes impactos, a multa para essas atividades é bem menor em comparação a realizar a mudança na empresa.

Por meio do documentário também conseguimos vislumbrar o quanto essas entidades investem fortemente em propagandas  a fim de gerar um consumo desenfreado por parte de todos, como o desenvolvimento de “necessidades” projetadas por elas, crianças são manipuladas ao consumismo muito antes de terem suas personalidades formadas.

Dessa maneira, The Corporation visa tentar fazer com que a população compreenda o grau de magnitude que as grandes corporações carregam consigo e o como essa realidade de massacre ao trabalhador e ao meio ambiente são capazes de gerar grandes externalidades em um futuro próximo.

O mundo que vivemos é o mundo do descartável. Do novo. Do velho jogado fora. Do não tão velho jogado fora também. Nossas coisas mudam a todo instante. Se compramos um celular hoje, daqui a no máximo um mês terá um modelo da mesma marca super novo, super melhorado, super tudo. Somos levados ao consumismo, levados a alimentar o capitalismo. No documentário outra parte que também me chamou bastante atenção, a fala de Robert Monks: “Uma corporação é uma máquina externalizadora, assim como o tubarão é uma máquina assassina. Cada uma é projetada com eficiência para realizar certos objetivos. Para alcançá-los, não existe a questão do mal ou da vontade. A empresa tem dentro dela, assim como o tubarão tem, as características que permitem fazer aquilo que é a sua essência.” Ou seja, qual é a essência da corporação? Qual é a essência do mundo capitalista? L-u-c-r-a-r, acima de tudo e acima de todos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com