TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Livro Fundamentos da Filosofia

Por:   •  12/10/2018  •  Resenha  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Em uma primeira analise Chauí mostra o paradoxo em relação à política exercida por profissionais e em segundo plano mostra a política como um englobamento geral, onde todos devem participar. A palavra política pode ser usada em vários sentidos, desde para elencar as políticas de uma empresa, universidade, um hospital, por exemplo, neste sentido a palavra política perde sua função governamental e apresenta uma funcionabilidade de como essas instituições são formadas, como seus recursos serão gastos, etc. Chauí apresenta em sua obra três formas utilizadas para o termo política que estão de alguma forma ligadas entre si:

1ª uma atividade especifica, neste caso exercida pelo governo, uma administração pública. Porem quando os membros da sociedade avaliam esse governo injusto, ilegítimo ou ilegal há a intervenção dessa sociedade.

2ª em uma segunda apresentação, ela fala da política exercida por profissionais por membros de partidos políticos, há neste sentindo uma distância para com os membros da sociedade mesmo sabendo que “a política é feita por eles, e não por nós, ainda que eles se apresentem como representantes de nós”.

3ª em sua terceira análise há uma variação do segundo sentido, onde a política é considerada uma conduta maléfica, onde os interesses mais sórdidos são colocados em primeiro lugar.

Para Chauí o paradoxo esta entre o confronto do primeiro termo e do terceiro, neste caso o sentido do primeiro é referência a algo geral, onde há um englobamento da sociedade em relação aos direitos e deveres de cada cidadão e da coletividade, no terceiro sentido se da em virtude do segundo pelo motivo de que a política é uma ação exercida por profissionais.

Cita-se como exemplo as diversas manifestações contra o governo de Hugo Chaves, na Venezuela, antes de sua morte, houve várias eleições e referendos e ele venceu a todos, Chaves mantinha poderes ilimitados, extinguiu todas as emissoras de televisão contrarias ao seu governo, criou eleições infinitas para se manter no poder, mandou prender pessoas contrarias a sua ideologia governamental, por esses e outros motivos a mais de meia década a Venezuela vem sofrendo como a escassez de alimentos, empregos, etc. Vale argüir que o atual governo de Maduro, mantém em prática a ideologia de Chaves. Chauí finaliza argumentando que as pessoas por desgosto com a política acabam se afastando e se recusando a se envolverem com a política.

Segundo Chauí Polis era formada por uma comunidade organizada, que tinha nos politikos, cidadãos que haviam nascidos naquele solo, portadores de dois direitos a isonomia onde havia a igualdade perante as leis e a isegoria onde eles podiam expor suas opiniões e discutir em publico sobre a Polis. Ta politika eram os negócios públicos que eram geridos pelo cidadão tais como: costumes, leis, erário publico, organização de defesa e de guerra, administração dos serviços públicos e das atividades relacionadas a economia. Chauí afirma que os gregos e os romanos foram os precursores na política, a partir do momento em que o poder publica surge, onde os direitos e as leis são criados. A política surge como uma forma de organizar a polis em relação a sua administração e os direitos e deveres dos cidadãos. Aparecendo como uma forma de solucionar conflitos apresentando soluções e não sendo mais necessário o uso da força. Vale argüir que somente os cidadãos homens, livres e de classe social elevada faziam parte desta política.

Para Platão os seres humanos e a polis possuem a mesma estrutura, onde os humanos são formados por três almas ou três princípios de atividade: a alma concupiscente, a alma irascível ou colérica e a alma racional ou intelectual. A polis possuiu uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com