TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro: Fundamentos do Comportamento Organizacional

Tese: Livro: Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Tese  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

LIVRO: Fundamentos do Comportamento Organizacional

RESUMO DO CAP. 5- CONCEITOS BÁSICOS DE MOTIVAÇÃO

Este capítulo tem como base as três teorias clássicas: Maslow, Hertzberg e McClelland.

A princípio, o autor do livro expõe um caso de um banco em Dallas- Forth Worth, onde a partir da necessidade da Vice-presidente da empresa, que não tinha com quem deixar seus filhos, havia a necessidade de se fazer algo. A organização criou três creches de apoio para suas funcionárias e um benefício de 20 dias para as colaboradoras que estão sem babá. Daí, a motivação deriva da capacidade de se poderem satisfazer as necessidades.

O autor diz que a explicação mais simples para a motivação é: as pessoas estão dispostas a se esforçar no sentido de alcançar uma meta, por que isso satisfaz uma de suas necessidades importantes.

A Teoria de Maslow defende que, à medida que necessidades em num determinado nível são satisfeitas, elas perdem a sua força. O nível seguinte de necessidade é então ativo. Esta teoria é baseada em uma pirâmide, onde os primeiros níveis estão às necessidades fisiológicas (Necessidades básicas, beber água, ar, alimento, repouso), em segundo nível, as necessidades de segurança (Ambiente seguro, sem ameaças), em terceiro nível a necessidade social e de amor (Andar em grupo), em quarto lugar as necessidades de estima (Respeito dos outros, prestígio, etc) e no topo Auto-Realização (Desenvolvimento Pessoal). As três primeiras necessidades são de sobrevivência e as duas últimas citadas são de crescimento.

Na Teoria de dois fatores de Hertzberg, há dois conjuntos de fatores: Os motivadores e os fatores de higiene. O primeiro fator, que são os motivacionais, são relacionados às necessidades mais altas. Esses fatores são intrínsecos, inclui o reconhecimento, promoção, crescimento pessoal e profissional. Já os fatores de higiene, são relacionados às necessidades mais baixas, eles são extrínsecos, influi o salário, status, segurança no emprego, embora sejam desejáveis não são considerados motivacionais. Segundo Hertzberg, somente a presença dos fatores motivacionais leva a um comportamento enérgico mais positivo.

Neste livro são relatadas outras teorias como a teoria de Estabelecimento de metas, onde o comportamento é regulado pelos valores e metas. Meta é o que a pessoa tenta realizar.

A Teoria do Reforço é a aplicação de uma consequência valiosa ou prazerosa quando uma pessoa exibe uma resposta desejada.

Segundo a Teoria da Expectação da Motivação, as pessoas serão bem motivadas se acreditarem que o esforço levará a um bom desempenho, o que por seu turno levará aos resultados preferidos.

Na Teoria da Eqüidade e da Comparação Social, a satisfação do empregado e a motivação dependem de quão justamente os empregados acreditam que são tratados em comparação a seus pares.

E para finalizar, a Teoria da Aprendizagem Social é o processo de observação dos comportamentos dos outros, reconhecendo sua consequência e alterando o comportamento como resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com