TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise crítica do artigo: “Afinal, o que é planejamento estratégico?”

Por:   •  31/5/2022  •  Resenha  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Analise crítica do artigo: “Afinal, o que é planejamento estratégico?”

Em “Afinal, o que é planejamento estratégico?”, o autor Paulo Vasconcellos Filho chama a atenção para o problema que a falta de um planejamento estratégico pode fazer em uma empresa. O autor destaca principalmente que não existe um plano certo de como realizar o planejamento estratégicos, só abordagens superficiais.

O artigo é mais expositivo do que descritivo, e usa principalmente artigos e livros, que demonstram uma visão rasa e não aprofundada de como se deve formular um planeamento estratégico, entretanto Paulo Vasconcellos Filho concorda com Lorange e Vancil que afirmam que não existe um sistema universal de planejamento, porque as empresas diferem em tamanho, diversidade de operações, organização, filosofia e estilo gerencial, por isso o propósito do artigo não é apresentar um passo a passo para implementação e formulação do planejamento es tratégico e sim sugerir uma metodologia que se adapte as condições internas e externas da organização quer for utiliza-la. O autor diz que Planejamento Estratégico é uma metodologia de pensamento, utilizada para definir a direção que a empresa deve seguir, através da descoberta de objetivos válidos e não-subjetivos. O produto final da utilização desta metodologia é um documento escrito chamado Plano Estratégico.

Carente de dados, exemplos nacionais e internacionais para a época o artigo é útil para os empresários que não sabiam dirigir suas empresas e estavam carentes de uma metodologia na época o que torna artigo um pouco obsoleto para nossa, mas ainda sim dá para servir de base para quem não tem nenhum conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com