TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Critica do artigo Modelo de referência para estruturar o Seis Sigma nas organizações

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Analise Critica do artigo Modelo de referência para estruturar o Seis Sigma nas organizações

O artigo mostrou a importancia de trabalhar com filosofia Seis Sigma, resaltando os resultado que traz para a qualidade final dos nossos processos, produtos e serviço, gerando 99,9997 oportunidades de acerto.

[pic 1]

Tabela (www.google.com.br)

O estudo do artigo foi elaborado com base em pesquisas de quatro empresas onde está, por sua vez, possui uma diferença nas áreas de atuação, e com abordagem na implantação do Seis Sigma distintas, com propósito de Satisfação do cliente buscando as melhorias do processo e produto, trazendo redução de custos e eliminando desperdícios.  Todas as quatro empresas estudadas traz números diferentes de pessoas treinadas sendo Black Belts e Green Belts; os projetos são definidos em todas elas com o Gerente e em três são apoiadas pelos Master Black Belt e Diretor de fabrica, em uma das empresas o treinamento é feito por consultorias e nas demais pela própria empresa, os controles foram feitos por KPI de indicadores financeiros e não financeiros inseridos em SMD.

As metodologias utilizadas foram DMAIC e DFSS e ferramentas do Lean Manufacturing, a capacitação e especialização do Black Belt esta engajado em liderança, visão do negocio, liderança de times e este preparado para treinar e orientar os Green Belts, dando suporte técnico em analise de dados e atuando de tempo integral ou parcial. Contudo, tem um investimento em “TI” para poder fazer o estudo dos dados, os investimentos de implantação são elevados.

As empresas estudadas trazem como primordial que os projetos sejam alinhados com objetivo da corporação para que não haja perdas ou que um projeto do Seis Sigma resolva o problema de uma área, mas acabe prejudicando outro setor da empresa.

         O artigo não trazendo valores de ganhos é afirmado os benefícios que o programa do Seis sigma gera para as empresas, contudo, tendo a abordagem e as áreas distintas de processo produtivo ou de serviço entre as empresas estudadas.

O artigo mostrou citações interessantes sobre o assunto e a que mais me chamou a atenção, “O alinhamento estratégico é um fator chave para consistência de propósitos e ações diante das iniciativas de melhoria (Mc ADAM; BAILIE, 2002)”.

O artigo descreve os tópicos de: Seis Sigma: Abordagens, definições fatores críticos de sucesso; esta parte descreve a evolução e conceito geral dos seis sigmas.

O modelo de referencia:

[pic 2]

O programa do Seis Sigma: A parte do texto que me que me chamou atenção resume o programa.  “Um dos aspectos fundamentais para compreender o esquema de estrutura do Modelo de referencia é perceber que o Seis Sigma deve ser entendido como um programa estratégico e também operacional, que promove a integração entre os objetivos estratégicos”.

Projeto Seis Sigma: Busca descobrir o fator significativo do processo através de analise estáticas de varias ferramentas do Seis Sigma.

Orientação estratégica e alinhamento estratégico: A orientação e alinhamento estratégico são os fatores que tem papel primordial na direção do foco dos projetos.

Medição de Desempenho: A medição esta inserida nas melhorias das organizações aos parâmetros de qualidade, custo e tempo de ciclo.

Pensamento Estatístico: As ferramentas de analise esta focada de forma mesurável sendo assim coletar medir analisar e fazer as melhorias, escrevendo graficamente é uma forma simples, fácil e rápida de resolver os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (200.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com