TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de liquidez da empresa alpargatas

Por:   •  13/4/2016  •  Exam  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Analise de Liquidez empresa Alpargatas S.A

Matheus Cavalcante Rique

Os índices de liquidez mostram a facilidade com que as empresas podem pagar suas obrigações e gerar mais ativos. E utilizamos os conhecimentos adquiridos para fazer a analise da empresa Alpargatas.

        Podemos ver que a empresa tem um índice de liquidez corrente satisfatório, visto que é possível pagar todas as suas obrigações a curto prazo, com seus ativos mais líquidos, nos quais existem uma maior facilidade de serem transformados em caixa. No entanto é possível notar também em uma analise temporal que há uma redução nessa capacidade, mas mesmo assim o índice é satisfatórios em todos os três anos analisados. De forma análoga é possível analisar o índice de liquidez seca, onde analisa assim como na liquidez corrente a capacidade de pagamento de dividas a curto prazo, com o diferencial que não se analisa o estoque, tendo em vista que o mesmo pode se encontrar obsoleto ou até mesmo avariado, mas assim como na liquidez corrente, os índices se encontram satisfatórios.

        Se a organização pretendesse utilizar os recursos disponíveis no caixa para saldar suas dividas a curto prazo, no ano de 2012 ela seria capaz de pagar apenas cerca de 16% de suas dividas, ocorrendo uma melhora significativa nesse índice uma vez que em 2014 a empresa era capaz de pagar pouco mais de 30% de todas as suas obrigações no prazo estabelecido.

        Fazendo a analise geral das contas, analisando o ativo total e o passivo total também notamos a empresa em uma satisfação bastante satisfatória, porem houve uma redução significativa de aproximadamente 30% do índice, no horizonte temporal de 2012 a 2014, que é preocupante.

        Numa analise horizontal podemos analisar o progresso da empresa de um ano com relação ao outro, podemos ver que houve uma redução de mais de 17% em seu ativo circulante  e em contra partida houve um aumento de mais de 34% no ativo não circulante, já o passivo total notamos um aumento de 3%, mesmo com o passivo não circulante e o circulante tendo impulsionado esses índices para baixo. A receita no período de 2013 para 2014 teve um aumento de aproximadamente 5% que representou um aumento de R$ 118.973 (valor com base no balanço milhares de reais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com