TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA LEI DE INFORMÁTICA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA INDUSTRIAL E DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NO SETOR DE TICS BRASILEIRO

Dissertações: AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA LEI DE INFORMÁTICA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA INDUSTRIAL E DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NO SETOR DE TICS BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação dos Impactos da lei de informática, uma avaliação que abrangeu empresas de informáticas TICs e os institutos de pesquisa.

Analise de dados secundários e dados primários para chegar ao resultado essa avaliação dos impactos da lei.

Nesse estudo tem como objetivo tratar da analise que a lei da informática tem incentivado e levado ao aumento da densidade da cadeia produtiva, onde esta se produzindo mais em relação a da densidade tecnológica do setor de TICs no Brasil.

Foi verificado a ampliação da geração de resultados tecnológicos e seu uso ou comercialização no mercado, contudo essa ampliação não é muito expressiva devido ao volume de recursos que são investidos em pesquisas de desenvolvimento no país.

Com essa lei também levou o aumento das parcerias realizadas com universidades e institutos de pesquisa, adensando a rede de conhecimento em TICs.

A lei aumentou a competitividade das empresas, que gerou incentivo as empresas e alem a inserção do mercado internacional, que foi pouco ou quase nada, muito pequena no mercado brasileiro.

A motivação das empresas para usufruir da lei de informática é em utilizar o beneficio fiscal, um dos principais incentivos, logo não é para fazer P&D. O aumento da competitividade também é uma das motivações das empresas e outra motivação é a competência tecnológica e poder de negociação que não são muitos significativos mais que são importantes.

Segundo a pesquisa, as empresas beneficiadas pela lei em geral implementam em média quase que o dobro de inovações que o resto industria.

Na região Nordeste não tem publicação das empresas em que foi feito a pesquisa, o que acontece mais em outras regiões. Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste apresentaram impactos limitados na ampliação de sua capacidade produtiva e baixa alavancagem de P&D.

Na avaliação dos impactos da lei, quando as empresas usufruíram da lei, se percebe que antes muitas empresas não possuía laboratório de P&D e com o passar do tempo, hoje pode ser visto uma grande diferença os laboratórios de desenvolvimento foram o que mais cresceu, pois as empresas estão investidas mais em desenvolvimento experimental do que em pesquisa. As atividades P&D concentraram-se a maioria em desenvolvimento experimental.

Para a conclusão geral das empresas é que a lei promove aumento da produção de TICs no Brasil, aumenta a cadeia produtiva, mas não impacta exportações, não tem impacto na competitividade externa. A lei ampliou o investimento de P&D no Brasil, logo percebesse que grandes empresas beneficiariam pela lei investem mais das grandes empresas que não são beneficiadas.

O maior investimento além das obrigações ocorre no setor de Telecom e Automação Industrial.

A lei de informática proporciona aumento da capacidade de inovação, duas vezes mais que a média da indústria, densidade cientifica e tecnológica relativamente baixa e a inovação de software se destaca entre as demais. As atividades de P&D nas TICs estão focadas em desenvolvimento de produtos e de software.

Autor: Gabriel Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com