TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise filosófica do pequeno principe

Por:   •  30/8/2016  •  Resenha  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE FILOSÓFICA DO LIVRO “O PEQUENO PRINCÍPE”

PHILOSOPHICAL BOOK REVIEW " THE LITTLE PRINCE "

Izabela Costa Santana¹

1. Discente do Curso de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos – CEP: 52171-900 – Recife/PE. izabelacsantana@gmail.com

RESUMO

        O objetivo deste Artigo é fazer uma análise filosófica da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O livro narra a história de um principezinho em busca por um sentido e novas aventuras. Nessa viagem ele conhece diversos personagens que o faz compreender um pouco mais da vida adulta, conquista diversos amigos. O Pequeno Príncipe, percorre caminhos que o autor provavelmente nem imaginava, assim como o alcance que sua história. As imagens do principezinho acabaram se tornando alvo de diversas traduções na cultura material, transformando-se em uma “marca”, mundialmente conhecida.

Palavras-chave: Pequeno Príncipe, Antonie de Saint-Exupéry

ABSTRACT:

        The purpose of this article is to make a philosophical analysis of the work The Little Prince , Antoine de Saint- Exupéry . The book tells the story of a prince in search for meaning and new adventures. On this trip he meets several characters who do understand a bit more of adult life , winning many friends. The Little Prince , walk through paths that the author might not have appreciated , as well as the reach that its history. The images of the prince eventually became the target of several translations in material culture , becoming a "brand " known worldwide .

Keywords: Pequeno Príncipe, Antonie de Saint-Exupéry

INTRODUÇÃO

        O livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry é uma obra literária que teve repercussão mundial e conta a história de amizade entre o Aviador, um homem frustrado por ninguém compreender seus desenhos, com um príncipe que habita um asteróide no espaço.

            Ao longo desse romance é tratada a história de um príncipe que vivia em outro planeta e que decide visitar a Terra. Encontra o aviador, quando o mesmo adormece tentando consertar seu avião, que caiu no deserto do Saara. Inicia-se a amizade quando o pequeno príncipe pede para o aviador que ele desenhasse um cordeiro numa folha de papel. A partir daí, o Pequeno Príncipe vai narrando as suas aventuras para o amigo.

               O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais vendido do mundo. Possui cerca de 134 milhões de livros vendidos em todo mundo, mais de 8 Milhões só no Brasil e foi traduzido em mais de 220 línguas e dialetos.

          É um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos, que empolga crianças e adultos com ensinamentos inesquecíveis. Sua história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso planeta.

O AUTOR

        “Militar, aviador e escritor francês nascido em Lyon, que ficou famoso mundialmente como autor da fábula infantil para adultos, traduzida no mundo inteiro, Le Petit Prince (1943), o conhecidíssimo O pequeno príncipe. De uma família aristocrática empobrecida, obteve licença de piloto quando já estava no serviço militar (1922). Depois ingressou na aviação pela companhia Latécoère (1926) e ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico sul, além de ter sido pioneiro nos vôos Paris-Saigon e Nova York-Terra do Fogo e, nesse período publicou o primeiro livro, Courrier-Sud (1929). Depois trabalhou como piloto de provas, adido de publicidade para a companhia aérea Air-France e repórter do Paris-Soir. Editou seu segundo romance, Vol de nuit (1931), e registrou suas próprias aventuras em Terre des hommes (1939). Entrou para a aviação aliada, mas com a queda da França em poder dos nazistas, fugiu para os Estados Unidos. Ali, escreveu Lettre à un otage (1943), uma exortação à unidade dos franceses, e o o seu mais famoso livro: O pequeno príncipe. Voltou à força aérea (1943) e morreu em missão secreta no norte da África (1944) sendo os restos do seu monomotor encontrado sob as águas do Mediterrâneo (2003). Postumamente ainda foi publicado mais um livro seu: Citadelle (1948), um volume de reflexões”. (PERCÍLIA, Eliene)

PERSONAGENS

        O Pequeno Príncipe

Um menino loiro que habita um planeta distante e que perplexo com as contradições dos adultos, simboliza a esperança, o amor e a força inocente da criança que existe entre nós. Diversas vezes o autor cita que o príncipe tinha necessidade de um amigo, por vezes essa frase se encontra implícita, como quando o príncipe cita que quando se está triste se gosta do pôr-do-sol, se deduz que sua tristeza tenha relação com a falta de um amigo, apesar de não ser certeza.
             Ao viajar e parar em planetas e asteróides pelo caminho tem a conclusão que os adultos são bizarros, de forma incompreensível, mas ao mesmo tempo sente cada vez mais falta de seu planeta, de sua flor, e de seu pôr-do-sol. Ao visitar o sexto planeta, pede uma sugestão de lugar para onde deve seguir, e assim segue para o planeta Terra, um planeta grandioso onde, porém, era grandioso em pessoas grandes e suas personalidades extraordinárias.

Conclui-se que o príncipe é um menino sonhador e corajoso, com poderes maravilhosos. Sabe se comunicar com as plantas e animais, e quando está em perigo, usa uma espada mágica para criar seres fantásticos que o ajudam em suas aventuras.

A flor 

A flor havia sido trazida de algum lugar, mas não se sabe de onde. O príncipe assistiu à sua preparação por todos os dias até que se abriu e mostrou sua beleza. Era vaidosa e  corajosa, apenas tinha horror às correntes de ar. Para isso, o príncipe logo providenciou um pára-vento. Era uma flor muito orgulhosa e não quis exibir sua tristeza quando o príncipe partiu, apenas lhe disse que o amava e que este deveria ser feliz.

O rei

Ao partir do seu planeta, o príncipe visitou planetas e asteróides a fim de conhecer a região. Em um deles, estava o rei sentado num trono simples e vestido de púrpura e arminho. O príncipe cansado boceja, ele se irrita e constrange ao príncipe ao pedir que não bocejes e logo em seguida bocejes se ele não consegue fazê-lo; os reis gostam que os obedeçam. Ao ser pedido por ele que ordene o sol a se pôr, ele diz que suas ordens são leves e dessa forma o sol só poderia se pôr naquele dia horas mais tarde. Quando o príncipe se despede, ele insiste que fique e que poderá ter um cargo em seu reinado, mas mesmo assim ele parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com