TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anestesia Infraorbitária E Papilar, Usando O Anestésico Articaína

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE CIRURGIA

DATA DA CIRURGIA: 16/05/2022                        EQUIPO: 27

TRIO/ DUPLA: CIRURGIÃ (O): Júlia Avelar de Andrade

                AUXILIAR: Myllena Barreto dos Santos

                CIRCULANTE: Matheus Lucas Barbosa

NOME DO (A) PACIENTE:

CIRURGIA PROPOSTA: Exodontia do resto radicular do elemento 12

TIPO DE ANESTESIA : Anestesia infraorbitária e papilar, usando o anestésico articaína

DESCRIÇÃO CIRÚRGICA (PASSO A PASSO) EM TÓPICOS:

A paciente compareceu a clinica escola de odontologia no dia 16/05/22 com urgência para extração de resto radicular do elemento dentário 12. A mesma compareceu na quinta anterior a data por conta de um abcesso na região superior do lado esquerdo, onde foi drenada por outra equipe, que receitou Amoxilina com Clavulonato de potássio e paracetamol. No dia da cirurgia ela já apresentou todos os exames de sangue necessário (hemograma e coagulograma) . Em seguidas começamos o passo a passo do procedimento:

  1. Fizemos uma radiografia periapical pois a paciente não tinha realizado a radiografia panorâmica e estava com urgência no procedimento.
  2. Realizamos a assepsia das mãos do cirurgião e do auxiliar e secamos com a toalha de mão, para em seguida colocarmos o capote esterilizado e a luva cirúrgica. Depois disso, com a ajuda do circulante para abrir o grau do campo cirúrgico, retiramos o campo cirúrgico para colocarmos na bancada, em seguida organizamos todo o material cirúrgico. Colocamos também o protetor de mangueira, protetor de refletor circular e o sugador cirúrgico.
  3. Fizemos a assepsia intraoral com um bochecho de Clorexidina 0,12% por 1 minuto, depois cobrimos a paciente com o campo cirúrgico fenestrado e fizemos a assepsia com Clorexidina 2% ao redor da boca e depois mergulhamos a agulha junto com o tubete anestésico nessa mistura numa cuba metálica.
  4. Começamos com a anestesia, que foi a infraorbitária e papilar  (pois a paciente ainda sentia dor por conta no abscesso) com a anestesia Articaína com vaso e a agulha utilizada foi a curta.
  5. Quando a anestesia fez o efeito, começamos com o descolamento do tecido gengival, cujo o nome processo é sindesmotomia, com o instrumental sindesmotomo com o auxilio do sugador cirúrgico devido ao sangue. Após isso começos com o movimento de lateralidade (vestíbulo-lingual) com o fórceps 69 (utilizado para extração de fragmentos e raízes superiores e inferiores) e logo em seguida realizamos o movimento de tração (removendo o dente do alvéolo) e  o dente já foi extraído. Não houve a necessidade da utilização dos elevadores pois o dente já estava parcialmente descolado.
  6. Realizamos a curetagem do alvéolo com a cureta de Lucas, no intuito de remover as espiculas ósseas, fazendo uma irrigação com soro na região e depois passamos a ponta do dedo ao redor do alvéolo para conferir se ficou vestígios de espiculas.
  7.  E por fim, realizamos a sutura com os instrumentais: porta agulha, pinça, tesoura e fio de sutura do tipo nylon 4/0 e utilizamos a técnica do ponto simples. A paciente retornará para remoção do ponto no dia 23/05/2022 (uma semana após a cirurgia)
  8. Não passamos nenhum medicamento pois ela já estava fazendo o tratamento com antibiótico e analgésico por conta do abcesso. Explicamos o pós operatório: não fazer o consumo de alimentos quentes e de preferencia alimentos pastosos e gelados, evitar o movimento de abaixar a cabeça e evitar esforço físico.

[pic 1]

 

          ASSINATURA / CARIMBO DO PROFESSOR: ________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com