TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do texto "A Sociedade em Rede" de Manuel Castells

Por:   •  14/5/2019  •  Resenha  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: Tecnologia e Inovação

  • ATIVIDADE 1: Orientações Gerais: preencha abaixo o que se pede seguindo a estrutura exposta neste documento e respeitando as seguintes regras: (a) não delete nada que aparece neste documento; (b) faça tudo com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, texto justificado, com cor do texto preto para as suas respostas; e (c) quanto ao limite de páginas, respeite o exposto em cada item da parte nº 2 a seguir.

1 – Preencha o que se pede:

1.1– Insira aqui o seu Nome Completo

1.2– Insira aqui o seu e-mail.


2- Os conteúdos a seguir, não podem faltar na resenha e de preferência devem estar na ordem abaixo, com a apresentação das numerações e dos pontos expostos abaixo, dentro do corpo da resenha:

2.1 – A apresentação dos objetivos contidos (implícita ou explicitamente) no texto. (Máximo meia página)

O texto “A Revolução da Tecnologia da Inovação”, parte integrante do livro “A Sociedade em Rede” publicado em 1999 por Manuel Castells, tem como objetivo principal fazer um resumo expandido da trajetória de desenvolvimento das tecnologias da informação – mais especificamente as tecnologias de microeletrônica, computadores, telecomunicações/radiodifusão, optoeletrônica e engenharia genética. O autor nos conta o porquê de a evolução da tecnologia poder ser comparada, hoje em dia, com a Revolução Industrial (ocorrida entre os anos 1760 e meados de 1820 – 1840) e nos mostra as contribuições que a chamada Revolução Tecnológica teve para a comunidade contemporânea.

O texto também nos aponta o evento que foi/é a transformação da nossa cultura material através de um novo paradigma tecnológico que é a tecnologia da informação.

Castells também acha importante mencionar que, independentemente do impacto que teve o desenvolvimento das áreas abordadas no texto, elas não atingiram o mundo como um todo. É óbvio que boa parte da humanidade tem contato com a tecnologia atual e usufrui de seus benefícios, porém há grandes áreas do mundo e segmentos consideravelmente grandes da população que não tem conexão com o novo sistema tecnológico e permanece, hoje, alheio a sua existência devido a desigualdade social em que vivemos.

São também abordados nomes que marcaram a evolução da tecnologia e as empresas que contribuíram – intencionalmente ou não – com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos como os conhecemos hoje.


2.2 – Os pontos, assuntos ou temais centrais mencionados no texto e o tipo de importância que foi dada a cada um deles ao longo do texto. (Máximo uma página)

A tecnologia da informação passou por inúmeros processos de transformação sendo eles consideravelmente mais rápidos e carregando mais significatividade que as evoluções da Revolução Industrial inglesa. Certos apetrechos da tecnologia (como os chips de processamentos e memórias de armazenamento, entre muitos outros) que iniciaram como grandes e, muitas vezes, caros objetos evoluíram para pequenos aparelhos com capacidades imensamente maiores que seus originais e valor muito menor em espaços de tempo ridiculamente menores que os necessários para atualizações daqueles envolvidos na Revolução Industrial.

A tecnologia da informação é também caracterizada por Castells como um sistema ubíquo, ou seja, que pode estar em toda parte ao mesmo tempo.

O autor dá importância considerável a mostrar a história da evolução das tecnologias abordadas e os nomes por trás das mesmas. O autor não aborda muito o processo aprofundado de como ocorreu a evolução escolhendo falar mais sobre os envolvidos no caso.

O texto aborda a evolução de diferentes pontos de vista e não somente da tecnologia que mais conhecemos, como por exemplo, o enfoque na evolução da tecnologia de engenharia genética que pode usufruir dos desenvolvimentos da tecnologia computacional inicial para aplicar em novos conhecimentos na área.

Um enfoque interessante abordado pelo autor, foram os motivos de a evolução ter ocorrido. O que levou o responsável pelo aumento do conhecimento de clonagem de animais a seguir esse caminho? O autor tenta responder a essa pergunta enquanto nos mostra como isso ocorreu.

No início do primeiro capítulo do livro, o autor também nos mostra uma breve comparação entre as revoluções Industrial e Tecnológica de modo a facilitar o nosso entendimento de onde as comparações podem ser feitas e o porquê e onde as diferenças entre as duas são maiores, que seria no tempo de crescimento evolucionário e no impacto para a humanidade.


2.3 – O contexto que cerca as linhas ou ideias gerais do texto (Máximo uma página) e os conceitos que foram também mencionados, com das devidas citações, nas normas (Sem limite de páginas, mas insira os conceitos em forma de apêndice ou anexo). No caso de não encontrar conceitos, apresentar um Anexo, na última parte da sua atividade, contendo os termos não conhecidos dentro do texto que você leu, juntamente com o que você pesquisou em outras fontes bibliográficas (básicas e complementares) do programa da disciplina, sobre o significado de cada um desses termos. Observação: No APÊNDICE insira a lista com conceitos que você elaborou a partir da obra indicada. No ANEXO insira a lista com conceitos tirados (ou que você tirou) de outra obra. (Lembre-se de consultar as obras do Programa da disciplina e obras sugeridas pela professora).

Castell nos escreve um texto onde conta como ocorrerão grandes evoluções tecnológicas. Escrito a alguns anos, o texto passa um contexto de tecnologia em crescimento rápido, mas longe de seu ápice. Por ser uma área do conhecimento que tem mutações muito significantes e que ocorrem com espaços de tempo bem curtos entre uma e outra, podemos identificar diversas inovações que temos conhecimento hoje que não são abordadas no texto simplesmente por que ainda não existiam, mas o autor nos apresenta alguns apetrechos tecnológicos que deram origem ao que temos atualmente.

O texto é bem detalhado em contar sobre os nomes por traz de revoluções tecnológicas e datas corretas, bem como detalhes do acontecimento, o que implica que o autor tinha conhecimento privilegiado de causa.

Por compartilhar conosco também termos didáticos de conceitos detalhando os acontecimentos, pode-se interpretar que o autor tem conhecimento pedagógico sobre a Revolução Tecnológica ocorrido na metade final do Século XX.


2.4 – A sua avaliação sobre o atingimento dos objetivos do texto, em que você deverá apresentar comentários a respeito do que analisou sobre aquilo que foi alvo de atenção em termos de objetivos implícitos ou explícitos do(s) autor(autores) do texto, e se esse alvo em sua opinião foi ou não atendido de modo satisfatório pelo(s) autor (autores), com a apresentação da sua justificativa, a partir dos conteúdos apresentados no texto. (Mínimo meia página e no máximo uma página)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com