TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Textual do Texto “Como vai sua Matemática Financeira”

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade estadual do estado do Amazonas

ESO - Escola superior de ciências sociais

Graduação em administração

Maressa Lima

Rodrigo Nicolau

Saulo Alves

Analise textual do texto “Como vai sua matemática financeira”

Manaus-Am

2014

Maressa Lima

Rodrigo Nicolau

Saulo Alves

Análise textual do texto “Como vai sua matemática financeira”

[pic 1]

Manaus-Am

2014

Introdução


Analise textual do texto “Como vai sua matemática financeira”

O texto “Como vai sua matemática de consumidor” está contido na revista “Seleções” de pequeno porte, voltada para leitores casuais, portanto passa as informações de forma simples e enumerada para não cansar o leitor com textos longos. Ele faz parte do gênero textual expositivo, pois transmite saberes sobre a forma que os consumidores agem em frente a oportunidades de compra.

Possui linguagem verbal e não verbal, sendo a não verbal com intuito de guiar o pensamento do leitor sempre para o tema principal do texto com imagens eu ilustram o ambiente onde ocorreriam as situações mencionadas. Já a linguagem verbal, está é dada de forma direta em forma de pequenos textos enumerados, todos com o mesmo sentido de contar ao leitor os fatos sobre o consumo que muitos não tem conhecimento e alerta-los sobre truques para enganar os consumidores, tudo isto com uma linguagem informal e simples para fácil entendimento.

“10 maneiras de errar nas contas...” o uso de reticências demonstra a continuidade de várias ideias ainda a ser expostas no texto; além disto, o uso da primeira pessoa no plural nos tópicos como “adoramos ter mais de tudo” pretende criar uma ligação entre o escritor e o leitor. O uso do tempo linguístico no passado é comum no texto para descrever pesquisas feitas, assim como no futuro para dar conselhos ao leitor e no presente para alertar-los sobre o que ocorre atualmente, como os exemplos a seguir “descobriram que acender luzes sobre frutas (...) faz as crianças comerem mais frutas e saladas.” e “quando um item do cardápio estiver em destaque (...) é um produto com margem de lucro elevada”, também podemos notar o constante uso de aspas para evidenciar a fala ou pensamento comum de um consumidor na situação, como em “agora posso ter essa coisa para sempre sem me preocupar com ela!” ou “Que absurdo!(...) 7mil por uma bolsa!”.

Este texto não está organizado na forma de parágrafo-padrão, seus parágrafos são dados em tópicos com dicas para o consumidor ao invés de introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu primeiro parágrafo serve como uma introdução ao tema e aos tópicos seguintes, ele é desenvolvido seguindo as regras de parágrafo, iniciando com uma frase-núcleo “Há duas razões para que até consumidores conscientes caiam nos truques do varejo” em seguida, o parágrafo desenvolve está frase-núcleo, explicando as duas causas citadas anteriormente, além de desencadear idéias secundárias destas duas razões que serão exemplificadas ao Longo dos próximos parágrafos do texto para conhecimento do leitor. Todos os parágrafos seguintes ao primeiro têm uma estrutura similar um ao outro, começando com uma frase-núcleo em negrito, destacando o parágrafo e evidenciando uma situação comum do dia-a-dia que um consumidor pode vivenciar , além disto, todos estes parágrafos possuem ao seu final uma conclusão do que foi exposto, resumindo ou descrevendo uma lição que possa ser tirada deste tópico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com